Escola Sustentável

Educação Ambiental e sustentabilidade: A importância de trabalhar a temática nas escolas

CCOM / sexta-feira, 5 outubro , 2018

Por Larisse Carvalho

A educação tem fundamental importância no desenvolvimento sustentável e na capacidade da população, em trabalhar questões ambientais e de desenvolvimento. Muito mais que a simples causa do Meio Ambiente, a educação ambiental voltada para sustentabilidade deve ser entendida como um processo onde a participação e envolvimento de todos é muito importante: família, escola  e comunidade.

É procurando criar novas atitudes, perante as graves crises ambientais vivenciadas atualmente, que o Projeto Educação Ambiental e Sustentabilidade: Escola Consciente, Meio Ambiente Sustentável, desenvolvido com a participação dos e alunos do 1 º ao 5º ano  das escolas municipais Celso Eulálio e 6º ao 9º ano e Francisco Barbosa de Moura, juntamente com professores, funcionários e comunidades, irá realizar ações voltadas para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

A iniciativa de executar esse projeto partiu do incentivo da Secretaria de Meio Ambiente, através do Projeto Escolas Sustentáveis, lançado no primeiro semestre de 2018. Segundo a educadora ambiental Nilma Nascimento, o projeto Escolas Sustentáveis, tem como a finalidade de ser inserida no contexto escolar, as questões ambientais, assim como, integrar os trabalhos das escolas as atividades desenvolvidas na SEMAM. “A escola vem desenvolvendo o projeto: Educação Ambiental e Sustentabilidade para discutir os problemas ambientais da escola e sua comunidade escolar. Uma das etapas dessa discussão foi a Palestra sobre: Preservação Ambiental com os alunos do 6º ao 9º ano. Nesse momento, os alunos tiveram a oportunidade conhecer e discutir os principais problemas ambientais que acometem nossa cidade, além de perceber as possíveis soluções para essas questões. A etapa seguinte será o plantio de árvores nativas nas margens do Rio Guaribas”, afirma.

Palestra no auditório da Escola Normal Oficial de Picos

Um dos objetivos do projeto é desenvolver a potencializarão do conhecimento e de conscientização dos alunos do 1º ao 9 º ano do Ensino Fundamental acerca dos temas que envolvem meio ambiente e ao exercício da cidadania, propiciando a construção  de atitudes em prol da preservação congregada ao desenvolvimento sustentável.

Segundo Maria Giceli, professora e coordenadora do projeto, além de oportunizar o aluno adquirir e ampliar seus conhecimentos a respeito do consumo consciente da água, energia e outros recursos, para as futuras gerações, o projeto também, trabalhará em prol da preservação do meio ambiente. “É de suma importância, tratarmos do assunto ambiental e sustentabilidade, com o objetivo principal de proporcionar conhecimentos para despertar a conscientização dos alunos para o tema que envolve o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Visando assim, a mudança de práticas, atitudes e a formação de novos hábitos relacionados a recursos naturais e a conservação do meio ambiente”, relata.

Alunos do 6º  e 9º ano do Colégio Francisco Barbosa

O projeto Educação Ambiental e sustentabilidade, ainda conta com o apoio da Secretária do Meio ambiente e Recursos Hídricos, através de palestras para os estudantes e também com o plantio de árvores, às margens do Rio Guaribas. As atividades do projeto têm como programação a ser desenvolvida no período de Junho a Novembro, e contarão com divulgações realizadas por meio de cartazes, panfletos, redes sociais e meios de comunicação locais.