Programa Novo Mais Educação

Educação em tempo integral: inovação para melhorar a aprendizagem

CCOM / quarta-feira, 26 setembro , 2018

O programa Novo Mais Educação instituído pelo governo Federal, tem como intuito melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes que cursam o ensino fundamental das escolas da rede pública.

A seleção das escolas é feita pelo próprio Ministério da Educação, MEC. Em 2018, cerca de 809 alunos participam das atividades nas escolas municipais de Picos. Um dos objetivos do projeto, é ampliar a extensão da carga horária dos alunos em sala de aula, como ressalta a coordenadora local do programa Novo Mais Educação, Anizete Sales.

Coordenadora local do programa Novo Mais Educação, Anizete Sales.

“As atividades acontecem no contra turno, com carga horaria de quinze horas semanais, que são implementadas por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática, e o desenvolvimento das artes, cultura, esporte e lazer”, conta.

Nove escolas municipais são beneficiadas pelo programa: Francisco Jeremias de Barros, Maria Gil, Morada do Sol, Joaquim Nicolau, Padre Madeira, Francisco José de Araújo, Duque de Caxias, Frei Damião e Urbano Maria Eulálio.

O projeto prioriza os alunos que vivem em situações vulneráveis, para que eles passem mais tempo na escola, vivenciando atividades socioeducativas. Além das avaliações propostas pelo programa, os alunos se preparam para responder a prova Brasil, que mede o nível de conhecimento adquirido pelos estudantes.

A escola Municipal Padre Madeira é beneficiada pelo projeto e atende os requerimentos dos estudantes que evoluíram no grau de aprendizagem. A interação das crianças ao longo do programa, contribui para a obtenção de conhecimentos durante as aulas como explica a diretora da instituição, Eudóxia Maria Barros Dantas “eles evoluíram muito, temos aqui, professores muito bons, que são chamados de mediadores, eles aprimoraram muito o ensino na escola e os alunos aprovam” diz.

Além de uma educação de qualidade, a escola fornece uma alimentação regulamentada e saudável, os alunos se alimentam de frutas, verduras, arroz e feijão” diz.

Desenvolvimento

Um projeto em favor da educação – o Novo Mais Educação, resulta tanto na evolução educativa como no desempenho social de crianças enquanto cidadãs, como também, promove a integração entre alunos com os colaboradores educativos, que os oriente para a construção de seus futuros.

Texto: Dalila Pereira
Edição: Gilciene Monteiro