Amelp colhendo frutos

Escola municipal de Picos lança livro Amelp Contando Histórias, já são 3 obras lançadas pela academia

CCOM / segunda-feira, 21 dezembro , 2020

De forma virtual a cidade de Picos pode acompanhar o lançamento de mais uma obra da Academia Municipal Estudantil de Letras de Picos, a Amelp. Os alunos da Escola Municipal José João de Moura lançaram, na tarde desta quinta feira, dia 17, o livro Amelp Contando Histórias, onde reuniu escritores, músicos, poetas, professores e alunos.

O livro traz as experiências vividas no cotidiano de 3 alunos da escola. Diogo, Melissa e Lohanny colocaram a imaginação em movimento e expressaram seus pensamentos de forma livre, leve e cômica, embora cada texto traga, nas entrelinhas, importantes reflexões.

A Amelp foi fundada na 5° edição do Salão de Livros em 2017. Com o despertar do gosto pela leitura, os alunos ganharam em conhecimento e afeição às obras literárias. O projeto hoje atende setenta alunos de sete escolas, e são elas: Escola Municipal Borges de Sousa, E. M. Timóteo Borges, E. M. Padre Madeira, E. M. Tia Celeste, E. M. João de Moura, E. M. Helvídio Nunes de Barros e E. M. Nossa Senhora dos Remédios.

Dois livros já foram produzidos e lançados pelos alunos dessas academias. Semeando Versos, escrito pelos alunos da Escola Municipal José João e Moura e Poemando no chá da tarde, pelos alunos da Escola Municipal Padre Madeira. A secretaria já soma 3 obras desde 2017. Um dos requisitos para os alunos participarem do projeto é ter boas notas e, claro, o gosto pela leitura.

Aluna Jaqueline de Araújo Rocha

Essa não é a primeira vez que a escola José João de Moura se destaca em suas ações, além de ser a primeira escola municipal de Picos a receber a premiação por bom desempenho no programa na Obmep (2018 e 2019), a aluna Jaqueline de Araújo Rocha que foi premiada com medalha de bronze e de prata em 2018 e 2019. Ela conta sua experiência quando participou da academia de letras. “Eu aprendi muito, li muito e pude perceber o quão mágico é o mundo da leitura, espero que todos os novos acadêmicos que continuem com essa intimidade com os livros e continuem viajando pelas histórias” ressaltou Jaqueline.