SUSTENTABILIDADE

Escola municipal promove atividades de conscientização sobre o Meio Ambiente

CCOM / quinta-feira, 18 outubro , 2018

Por Larisse Carvalho

Com o objetivo de ampliar áreas verdes na cidade e promover a conscientização da população para a importância do cuidado com o meio ambiente, a secretaria do Meio Ambiente em parceria com os alunos e professores da escola Francisco de Moura Barbosa, realizou na manhã desta Quarta-feira, (10) o plantio de árvores no bairro Boa Sorte, visando promover cuidado e arborização com o meio ambiente.

As atividades fazem parte do projeto escolas sustentáveis, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, com o objetivo de desenvolver a potencializarão do conhecimento e de conscientização dos alunos do 1º ao 9 º ano do ensino fundamental, acerca dos temas que envolvem meio ambiente e ao exercício da cidadania.

Durante a atividade, os estudantes puderam aprender técnicas de manejo de plantas e receberam lições de educação ambiental. Também foi destacada a importância de se arborizar a cidade, que ganha mais áreas de sombra, o solo fica mais protegido da erosão e animais como os pássaros têm mais árvores onde se abrigar e fazer seus ninhos.

Mudas disponibilizada  pela Secretária do Meio Ambiente

A ação do plantio envolveu órgãos do meio ambiente, onde realizaram a limpeza dos locais que foram plantadas as mudas, coveamento e assistência ao plantio. As mudas plantadas foram disponibilizadas pela Secretária do Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de melhorar o espaço, além de conhecer, estimular e apoiar o plantio nas unidades de ensino.

Alunos da escola Francisco Moura Barbosa com orgãos do Meio Ambiente

Durante as atividades os adolescentes quiseram participar de todo o processo do plantio, com objetivo de preservar áreas verdes. Foi o caso da aluna Jussileide Evangelista, que faz o 6º ano na escola Francisco Moura Barbosa, segundo a aluna o trabalho que a escola desenvolve é muito importante, pois ajuda na melhoria e conservação do meio ambiente.

“O trabalho do plantio tem papel fundamental na preservação do meio ambiente, que está muito devastado. Além da conservação do rio, a função de todos os alunos que estão participando do projeto é melhorar o meio ambiente. Fomos divididos e responsáveis para que cada dia, um aluno fique a frente, para só assim todos participarem, afirma”.

Além de o plantio criar um ambiente ainda mais atrativo para a fauna, o projeto conta também com o apoio da população que fazem parte do bairro, onde visam muito a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. Com o objetivo de fomentar a educação ambiental, o projeto se deu inicio em um local bem propicio, as margens do Rio Guaribas.

Para a senhora Francisca Raimunda, que reside há 57 anos no bairro, a população deve se conscientizar mais em manter a área limpa, não jogar lixos e não fazer queimadas ou qualquer outra coisa que atrapalhe o progresso de recuperações da área. É preciso adotar medidas simples de preservação ao meio ambiente.

Francisca Raimunda- Moradora do bairro Boa Sorte há 57 anos

“Quando eu comecei morar no bairro era tudo limpo, gostávamos de tomar banho no rio, era bem divertido. Com o passar do tempo e o crescimento da população, o bairro acabou se desorganizando, com isso, o acúmulo de lixo se tornou mais presentes. Tenho vontade que as pessoas se conscientizem, para só assim, poder proteger esse bem tão valioso, que é nosso meio ambiente”, afirma.

A secretaria do Meio ambiente, juntamente com alunos, professores e cidadãos, é ciente que de que áreas verdes é de extrema importância para a melhoria das condições ambientais e influenciam diretamente na qualidade de vida, devido as suas funções ecológicas ambientais, climática, onde institui um planejamento de rearborização da cidade.