Incentivo à leitura

Estímulo à leitura é a proposta de projetos nas escolas municipais de Picos

CCOM / quinta-feira, 9 maio , 2019


O estímulo à leitura, através de projetos desenvolvidos em sala de aula, é a proposta de várias escolas municipais de Picos.

Alunos da Escola Municipal Picos II

Entre os benefícios que o hábito da leitura proporciona podemos perceber uma melhora nas funções cerebrais, a cabeça passa a funcionar melhor além de estimular a criatividade e o senso crítico. Através do hábito de ler é possível desenvolver também a imaginação, a escuta, a fala e ainda é capaz de enriquecer o vocabulário.

E é pensando nesses benefícios que as escolas municipais buscam métodos que estimulem nos alunos o hábito de ler. Como exemplo podemos citar o Cantinho da Leitura, projeto desenvolvido pela Escola Municipal Acelino Araújo, na localidade Val Paraíso, onde alunos e professores se reúnem, toda segunda, para mergulhar no mundo dos contos.

Alunos da Escola Municipal Acelino Araújo, Val Paraíso.

A prática é comum e tem dado resultado. “Os alunos levam para casa um livro de sua escolha, para ler durante o fim de semana. Na segunda todos se reúnem para debater e dividir os conhecimentos adquiridos”. Ressaltou o diretor da escola Alex Araújo.

O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do aluno. “O que podemos perceber é um maior desenvolvimento nos alunos. Eles participam, perguntam e estão mais interessados por esse mundo, para nós é uma alegria inserir esses estudantes no mundo dos livros”. Lembrou a diretora da escola Municipal Dr. Urbano Maria Eulálio, Nadir Lima.

“As escolas da Rede Municipal de Ensino trabalham durante todo ano o incentivo à leitura em sala de aula. A secretaria dá o suporte necessário, porque acreditamos que o universo dos livros pode sim mudar a realidade da educação. E a gente fica feliz em saber que os professores, diretores e coordenadores estão empenhados e levam essa prática para dentro da sala de aula”. Lembrou Rosilene Monteiro, Secretária de Educação.