Alimentação escolar

Nutricionistas acompanham da produção do cardápio à alimentação dos alunos

CCOM / segunda-feira, 10 setembro , 2018

As nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação de Picos têm trabalhado no sentindo de levar a melhor e mais completa alimentação escolar aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

A Secretaria conta com um quadro de profissionais que elaboram os cardápios, verificam quantidades e orientam as compras e preparações dos gêneros alimentícios. Elas também são responsáveis pela especificação de padrões de qualidade dos alimentos e das condições sanitárias, instalações, equipamentos e utensílios.

As nutricionistas acompanham também a preparação e orientam como as merendeiras devem manusear os alimentos nas escolas. A equipe norteia os alunos sobre a importância de lavar as mãos antes de cada refeição. Para a nutricionista Helionildes Bizerra, atitudes simples podem fazer toda diferença.

“A presença de alimentos selecionados na escola melhora a qualidade da alimentação oferecida aos alunos. A secretaria de Educação se preocupa em oferecer uma alimentação saudável. Incentivar o consumo de frutas e verduras favorece o crescimento e o desenvolvimento escolar. Sem falar que previne doenças”. Frisou a nutricionista.

A secretaria oferece, diariamente, vários produtos de qualidade, entre os artigos estão alface, cheiro verde, pimentão, pepino, abóbora, macaxeira, acerola, melão, melancia e banana. Os produtos, em sua maioria, vêm da agricultura familiar.

Para Rosilene Monteiro, secretária de Educação, um dos critérios é ofertar aos alunos uma alimentação de qualidade. “Sabemos da importância de oferecer uma alimentação saudável aos nossos alunos, por isso, nos preocupamos em inserir no cardápio da merenda escolar uma alimentação rica e nutritiva”, destaca.

Mais de oito mil e 300 alunos são beneficiados com uma alimentação saudável, em Picos. Além de oferecer frutas, verduras e legumes de qualidade, a implementação de produtos da agricultura familiar na alimentação dos alunos estimula a produção econômica do município.