BENEFÍCIO

Picos paga aporte municipal do garantia safra

CCOM / domingo, 16 agosto , 2015

Garantia Safra. Foto: Divulgação.

Garantia Safra. Foto: Divulgação.

Os pequenos agricultores picoenses podem ficar tranquilos que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, quitou o débito referente à contrapartida do município junto ao fundo do programa Garantia Safra, alusivo ao ano agrícola 2014-2015.

Segundo o secretário de agricultura e abastecimento, José Antônio, atendendo à orientação do prefeito Pe. Walmir Lima (PT), foi realizado o pagamento da dívida, que estava com três parcelas vencidas. “Picos estava com um débito de aproximadamente R$ 110.000,00. E como prometemos, logo nos primeiros dias que assumimos a pasta, negociamos e pagamos duas parcelas, depois pagamos outras e, agora, concluímos o pagamento dos aportes do município.”

O agricultor pode ficar tranquilo que, caso o Ministérios do Desenvolvimento Agrário constate a perda da safra, o homem do campo não ficará sem o benefício, é o que assegura o secretário José Antônio. “É um compromisso nosso. Não deixaremos nenhuma política pública, que que tenha contrapartida do município, em inadimplência. Os agricultores podem ficar tranquilos pois, se o Ministério constatar perda, o benefício estará garantido”

Caso ocorra perdas na safra, igual ou superior a 50%, 2.459 agricultores picoenses estão aptos a receber o benefício. “Os laudos estão em fase de conclusão para serem encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e, se concretizando perda, estaremos solicitando o pagamento para o mês de setembro”, explicou o secretário.

Outra novidade referente ao programa em Picos é que, neste ano, os cadastros dos produtores rurais para a safra 2015-2016, acontecem nas comunidades, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater.

O Programa

O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que beneficia agricultores que sofrem com perda de safra por seca ou excesso de chuvas. Para ter acesso ao benefício, os agricultores precisam aderir ao programa e ter perda igual ou superior a 50% do plantio.