PMP e Agespisa fazem desobstrução de esgoto no Parque de Exposição

CCOM / terça-feira, 21 maio , 2019

Por: Batista Pereira

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Habitação e Urbanismo (SOHU) e em parceria com a Agespisa iniciaram na manhã de hoje, 21, a desobstrução do sistema de esgotamento sanitário do bairro Parque de Exposição. Uma equipe de técnicos da estatal piauiense está no local realizando intervenções através de equipamentos e máquinas para detectar e resolver o problema, que há algum tempo vem causando transtornos à população.

De acordo com o tecnólogo Alberto Ribeiro Soares, chefe da equipe de trabalho está fazendo um levantamento da situação da tubulação que forma o saneamento básico da Rua Cícero Duarte que dá acesso ao Bairro Parque de Exposição. Ele explica que esse sistema já está concluído há algum tempo, mas que está fazendo as intervenções para  que o problema seja resolvido.

Alberto Ribeiro Soares, tecnólogo da Agespisa

“Nós já estamos verificando o que aconteceu e se for o caso abriremos o esgoto para que possa ser solucionado. Foi determinado pela diretoria da Agespisa para que viéssemos aqui, pois essa obra foi feita por uma construtora, mas a estatal se comprometeu em resolver. Já estamos com todo equipamento no campo e recebendo o auxílio da Prefeitura de Picos para que possamos resolver isso”, afirmou o servidor da Agespisa.

Alberto Soares, chefe da equipe de técnicos falou que a parceria entre os dois órgãos é no sentido de trabalharem em conjunto para melhorar o esgotamento sanitário do referido bairro.

“Foi feito uma parceria com a Agespisa, onde a Prefeitura de Picos entraria com os equipamentos, como uma escavadeira hidráulica e nós da Agespisa com a mão de obra. O objetivo é permitir que o grande volume de esgoto possa fluir com rapidez e evitar transbordo nas ruas do bairro”, declarou Alberto Soares.

Em uma verificação preliminar, o tecnólogo Alberto Soares disse que vários fatores podem estar causando a obstrução do esgoto daquele bairro.

Caixa coletora do esgotamento sanitário da Rua Cícero Duarte, bairro Parque de Exposição

“A gente acha que, por ser uma rede profunda de cinco a seis metros, aproximadamente, alguma ligação domiciliar para a rede que possa ter rebaixado ou algo mais pesado, como dejetos sólidos que tenha obstruído ou algo mais evidente, como um tubo fechado, e por ter uma profundidade maior na rede tenha causado esse problema”, explicou o tecnólogo.