Alfabetização de surdos

Projeto da Secretaria de Educação de Picos promete alfabetizar em libras alunos surdos do município

CCOM / terça-feira, 11 agosto , 2020

Por Gilciene Monteiro

Pensando na inclusão social de alunos surdos do município de Picos, a Secretaria Municipal de Educação apresentou um projeto que promete alfabetizar alunos surdos das escolas municipais de Picos.

O projeto “Libras para falar, português para escrever” tem como objetivo proporcionar a aprendizagem bilíngue para alunos e suas famílias dando assistência e proporcionando uma educação com maior qualidade aos alunos com deficiência auditiva. Esses alunos não convivem com pessoas surdas, portanto fazem uso de sinais caseiros para se comunicar com familiares e amigos.

Ainda em fase experimental, o projeto vai atender a 8 estudantes surdos. A secretaria está disponibilizando dois professores efetivos que têm formação em Língua Brasileira de Sinais, Francisca D’arc Cardoso do Nascimento e Renária Rodrigues de Castro. Essas docentes, através da secretaria, estão em campo fazendo a abordagem dos alunos e suas famílias, e realizando uma avaliação diagnóstica para saber o nível e compreensão da linguagem e o grau de aprendizagem, para assim entrar com um projeto de intervenção na escrita.

Com os avanços na inclusão de pessoas com deficiência auditiva, os profissionais dessa área vêm ganhando reconhecimento no mercado, pelo trabalho que desenvolvem. Para a Coordenadora de Educação Especial, Irene Luz, o projeto vai melhorar a aprendizagem dos alunos. “Esse é um projeto piloto. A necessidade de desenvolvê-lo partiu da ideia de dar mais oportunidade ao aluno com deficiência auditiva a comunicar-se melhor os alunos e professores, e favorecer uma maior integração do estudante com o ambiente escolar”. Lembrou a coordenadora.

“Nós vamos implementar o programa nas escolas municipais que possuem alunos com deficiência auditiva, e os profissionais especializados em Língua Brasileira de Sinais vão atuar na inclusão desses alunos. Estamos confiantes e será um avanço na educação”. Ressaltou João de Deus, Secretário Municipal de Educação de Picos.

O projeto será realizado na modalidade remota, através de uma plataforma virtual, podendo ocorrer alguns encontros presenciais para avaliação.

Tradutor de Intérprete

O tradutor e intérprete é requisitado em situações em que seja necessária a inclusão de deficientes auditivos, o intérprete de sinais auxilia a comunicação entre pessoas que conseguem ouvir e pessoas com deficiência auditiva. Para isso, ele utiliza a Língua Brasileira de Sinais. Atualmente, trata-se de um profissional bastante demandado em eventos e no ambiente escolar.

O profissional pode atuar em quaisquer locais. Sua atividade se destaca em instituições educacionais como creches, escolas de ensino fundamental e médio e universidades. Isso é de grande importância para a inclusão dos surdos no processo de formação e aproximação das pessoas.