Inclusão Social

Idosos e deficientes podem apresentar apenas RG para uso do transporte público em Picos

CCOM / quinta-feira, 11 julho , 2019

Roberto oliveira

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Picos, discutiu e resolveu que idosos e pessoas com deficiências apresentem apenas a carteira de identificação para o uso do transporte público local.

Edilberto Cirilo, secretário de trânsito de Picos

Segundo o secretário Edilberto Cirilo, as pessoas que necessitam do transporte público local, sejam idosos ou pessoas com necessidades especias, antes da decisão de hoje, solicitavam tiket que dava acesso ao transporte público local, atendendo ás normas nacionais.

“A partir de hoje, esse público vai apresentar apenas o RG como ocorre em todo país, pois é uma cédula de identificação de passe.  Somente em Picos isso não acontecia. Nesse sentido, o prefeito Pe. Walmir Lima solicitou que isso fosse resolvido e isso foi feito. No caso de pessoas com necessidades especiais, também apresentarão a mesma identificação. A partir de hoje não existe mais a exigência do tiket para o uso do transporte público para essas pessoas”, explica o gestor.

Onde buscar a carteira de identificação

O público envolvido, idosos e pessoas com necessidades especiais, deverão procurar a sede do Centro Administrativo de Picos para fazer a solicitação do referido documento comprobatório. De acordo com Edilberto Cirilo, a Coordenação de Direitos Humanos do município é o órgão responsável pela emissão do documento de identificação.

Explica ainda o gestor que a retirada da obrigatoriedade do tiket promove maior comodidade aos usuários, pois a Constituição  determina que o Estado deve assegurar mobilidade total e irrestrita aos cidadãos.

“Nosso prefeito solicitou que essa questão do transtorno provocado pelo tiket fosse solucionado. Tudo foi resolvido e com melhorias, pois com o tiket,  a pessoa era obrigada a se dirigir mensalmente à secretaria de trânsito para solicitá-lo. Agora, com a RG, o usuário tem total acesso ao transporte público”, finaliza o gestor.