Zona Azul

Secretário Cristiano Portela explica mudanças da Zona Azul

O retorno do referido sistema foi instituído no último dia 17, com limite de data estabelecido pelo MPE expresso até o dia 31 deste mês.

/ CCOM / segunda-feira, 24 janeiro , 2022

Após um acordado por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), entre a Prefeitura Municipal de Picos e o Ministério Público do Estado, ficou decidido pela retomada do  sistema rotativo de estacionamento, popularmente conhecido por Zona Azul.

Mas para sua implantação no município, a Zona Azul sofreu mudanças de rotas, onde apenas algumas ruas receberão o sistema, sobretudo a região central da cidade.

São locais de grande fluxo de veículos e pedestres, tais como Praça Josino Ferreira, Av. Getúlio Vargas, Praça Félix Pacheco,  Rua Santo Antônio, Rua Cel. Francisco Santos, Rua São José,  e Rua Coelho Rodrigues, ou seja, todo entorno do maior Centro comercial do município picoense.

“No final do ano passado fomos chamados pelo MPE e o MPE colocou que teríamos que retornar a Zona Azul até o final do mês de Janeiro de 2022. Setamos com o prefeito, o prefeito não queria o retorno da Zona Azul, mas através da ação do MPE, nós tivemos que retornar. Então, tentamos minimizar a questão financeira para o condutor, encolhemos o perímetro, e decidimos em comum acordo, fazer o retorno da Zona Azul”, explica Cristiano Portela, Secretário de Trânsito de Picos,

O tempo fixado para estacionamento em locais da Zona Azul é de R$ 2,00 (dois reais) por 2h (duas horas), sendo que por hora excedente, o valor cobrado será de 1,00 (um real).

Lembrando que as mudanças ocorridas atendem a uma fase de testes, e que o alcance do novo sistema pode ser ampliado posteriormente, dependendo da demanda.

Mudanças

As mudanças ocorridas dizem respeito à diminuição do perímetro, além da implantação da forma de pagamento, onde o condutor pode adquirir o passe por meio de pix ou em locais cadastrados.

“O objetivo da Zona Azul é fazer a rotatividade nesse perímetro comercial. Estamos com uma semana de serviço e as pessoas me ligam e dizem que já consegue estacionar. O prefeito, nós não queríamos a questão da taxa com dinheiro em espécie. Entendemos que deixa um pouco a desejar na questão da transparência. Elaboramos um aplicativo para isso”, pontua o gestor.

A iniciativa pretende, sobretudo,  desafogar o trânsito em locais considerados críticos, como é o caso do Centro da cidade.

O Secretário Cristiano Portela lembra ainda que o condutor, caso seja notificado, terá três dias para regularizar sua notificação.

“Estamos orientando nossos monitores que tratem todos condutores com educação. Essa Lei é de 2014 e foi implementada em 2016. A Lei diz que em caso de recusa, pessoa estacina o carro e não faz o pagamento, o monitor emite notificação dizendo que ele tem até três dias para procurar um ponto para realizar o pagamento”, conclui.