Maior segurnaça e prestação de serviço ao público

Secretário Cristiano Portela fala sobre Lei que regulamenta atividades de delivery e motoboy em Picos

"Foi um chamado da sociedade. A Prefeitura de Picos e a Secretaria de Trânsito, estão sempre atentas às demandas, e contamos com o apoio de órgãos públicos e entidades de classe para coibir excessos e garantir segurança à sociedade. O serviço referido é essencial e deve ser regulamentado", explica Cristiano Portela, secretário de trânsito local.

/ CCOM / segunda-feira, 25 outubro , 2021

Reunião deliberada no último dia 20 deste mês de outubro, na sede da Câmara de Vereadores de Picos, decidiu-se pela regulamentação das atividades dos profissionais com o uso de motocicleta em transportes de passageiros (mototaxista), em entregas (delivery) e transporte remunerado de mercadorias (motoboy), e estabelece regras gerais para a regulação deste serviço e dá outras providências.

A ação juntou órgãos públicos e entidades de classe como Associação Comercial de Picos, Câmara de Dirigentes Lojistas de Picos, Ministério Público, Polícia Militar, Procuradoria do município, Câmara Municipal, Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana e Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Foi um chamado da sociedade. A Prefeitura de Picos e a Secretaria de  Trânsito, estão sempre atentas às demandas, e contamos com o apoio de órgãos públicos e entidades de classe para coibir excessos e garantir segurança à sociedade. O serviço referido é essencial e deve ser regulamentado”, explica Cristiano Portela, secretário de trânsito local.

O gestor disse ainda que a fiscalização desses profissionais ocorrerá diretamente pela própria Secretaria de Trânsito com o apoio da Polícia Militar.

A ideia de regulamentação dos profissionais referidos, ocorre face a transtornos ocorridos junto à sociedade, como é o caso de acidentes, motocicletas irregulares, até mesmo assaltos, promovendo insegurança aos usuários e sociedade em geral.

Cadastramento

Para atuar de forma regulada, os profissionais citados deverão passar por um cadastro junto à secretaria de trânsito de Picos. Também deverão realizar curso de capacitação oferecido pelo Sest/Senat, onde inclui todo processo de atuação da categoria junto ao público.

Dentre as regras expressas na regulamentação, estão a regularização das motocicletas, capacitação dos profissionais e o uso de EPI’s.

“A Lei foi aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito Gil Marques de Medeiros. Os requisitos para o cadastramento são: ter idade mínimo de 21 anos, habilitação categoria A, há dois anos, dentre outros”, comenta Cristiano Portela.

O cadastramento para ingresso do interessado deve ser feito na sede da Secretaria de Trânsito de Picos, sediada no Centro Administrativo, à Rua Moacir Luz, número 62, em frente ao Colégio Santa Rita. O bairro é o Canto da Várzea. O horário de atendimento ao público é das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira.

Veja íntegra da Lei:

LEI N° 3119/2021