Trânsito

Número de vítimas fatais no trânsito de Picos diminui nos primeiros meses de 2019

CCOM / terça-feira, 14 maio , 2019

Por Erika Ravena / Estagiária

O aumento da fiscalização e a implantação de projetos de educação social tem diminuído o índice de mortes no trânsito do município. No ano de 2018 foram registradas 13 mortes por acidentes de trânsito, 5 em rodovias federais, 3 em rodovias estaduais e 5 em jurisdição do município. Já de janeiro a maio deste ano, houveram apenas cinco registros de mortes, sendo que nenhum ocorreu em estradas de responsabilidade do município.

Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo

De acordo com o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo, medidas de segurança foram tomadas para diminuir o índice de vítimas no trânsito e ainda ressalta a colaboração da população.

“Aumentamos a fiscalização, passamos atuar a noite, instalamos câmeras de segurança no centro da cidade, estendemos a fiscalização para os bairros e isso refletiu diretamente no número de acidentes. Digo ainda que a colaboração do cidadão é fundamental”, assegura.

No que se refere à educação, durante todo o período letivo nas escolas de Picos são trabalhadas questões educativas relacionadas ao trânsito. São ações que envolvem entrega de panfletos, cartilhas informativas e realização de palestras.

No momento está sendo analisada pela pasta de trânsito em parceria com a Secretaria de Educação, a possibilidade de implantação de uma disciplina fixa de educação para a mobilidade consciente no ensino fundamental 1 e 2. O objetivo é desenvolver continuamente em ambiente escolar, a cidadania e consciência no trânsito junto aos pequenos.

Ainda conforme o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, a educação e conscientização são fundamentais para manter à disciplina nas vias públicas.

“Neste mês de maio nos dedicaremos principalmente ao Maio Amarelo que vem auxiliar em muito na conscientização do trânsito junto aos cidadãos locais. É um trabalho educativo e de conscientização para um trânsito mais seguro”, avalia o gestor.

A campanha Maio Amarelo vem promovendo atividades coordenadas entre o poder público e sociedade civil com o intuito de sensibilizar pessoas e reduzir os acidentes no trânsito.