Safra agrícola

Prefeitura de Picos realiza encontro técnico com IBGE e representantes de entidades rurais sobre a safra agrícola local

O encontro, que integra a programação anual do instituto, contou com a presença de técnicos do IBGE, engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura, representantes de entidades rurais, membros de associações comunitárias e de pequenos agricultores locais.

/ CCOM / terça-feira, 9 dezembro , 2025

Na manhã desta terça-feira, 09, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, promoveu uma reunião com membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representantes de entidades rurais. A reunião é voltada para acompanhamento da safra agrícola no município. O encontro, que integra a programação anual do IBGE, contou com a presença de técnicos do referido órgão, engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura, membros de entidades rurais, representantes de associações comunitárias e de pequenos agricultores locais.

Reunião contou participação de representantes de entidades rurais, engenheiros agrônomos da Secretaria de Agricultura local e técnicos do IBGE

Segundo o Coordenador Administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura de Picos, Jânio Marcos, o objetivo principal da reunião é analisar e atualizar os dados referentes à produção agrícola local. Essas informações servem de base para ações e políticas públicas voltadas à Agricultura Familiar. “Esses dados são importantes para que os municípios tenham um acompanhamento e uma interação direta com o Governo Federal, beneficiando os agricultores e permitindo pleitear projetos e investimentos necessários”, explicou.

Jânio Marcos, Coordenador Administrativo da Secretaria Municipal de Agricultura e engenheira agrônoma Naidia de Sousa Leal

Os dados levantados durante o encontro são encaminhados ao Governo Federal, que utiliza as informações para planejar e direcionar programas, obras e políticas sociais voltadas aos estados e municípios. “O intuito é manter uma base atualizada para que possamos buscar investimentos e políticas voltadas para a Agricultura Familiar, beneficiando diretamente o agricultor”, reforçou o coordenador.

Reunião acontece quatro vezes por ano

As reuniões de acompanhamento da safra acontecem quatro vezes ao ano, garantindo que as instituições envolvidas mantenham os dados sempre atualizados e alinhados às necessidades do setor agrícola local.