Serviço de Inspeção Municipal

Prefeitura de Picos entrega mais um selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

A entrega do segundo selo SIM em Picos, Segundo a Secretária Fátima Sá, ação reflete o compromisso da gestão em promover empego e renda para aqueles que empreendem no município, buscando avanços importantes, ao beneficiar empreendedores e consumidores com produtos fiscalizados de forma séria e organizada, resultado do trabalho da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e da continuidade do processo de certificação de produtores locais

/ CCOM / segunda-feira, 22 dezembro , 2025

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou nesta segunda-feira, 22, o selo (002) do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), reforçando o compromisso com a qualidade dos produtos de origem animal comercializados no município. A certificação beneficia diretamente os empreendedores locais e garante mais segurança e confiança aos consumidores, por meio de uma fiscalização séria, contínua e bem organizada.

Secretária Fátima Sá

A entrega do segundo selo SIM em Picos, Segundo a Secretária Fátima Sá, reflete o compromisso da gestão em promover emprego e renda para aqueles que empreendem no município, buscando avanços importantes, ao beneficiar empreendedores e consumidores com produtos fiscalizados de forma séria e organizada, resultado do trabalho da Prefeitura de Picos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, e da continuidade do processo de certificação de produtores locais.

“Estamos acompanhando a entrega do segundo selo SIM em Picos, uma ação que fortalece os empreendimentos locais e assegura mais qualidade e segurança aos consumidores. A iniciativa, conduzida pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, representa a continuidade do trabalho de inspeção e certificação de novos produtores no município”, destacou a gestora.

A concessão do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a mais um empreendedor rural em Picos reforça a importância da certificação para a segurança alimentar, a valorização dos produtos e o fortalecimento da economia local, beneficiando diretamente produtores e consumidores.

Desta feita, o beneficiado foi Franciso de Assis Araújo Mendes, dono de uma granja no povoado Lagoa do Barro, zona rural picoense. Para o referido empreendedor, o SIM é muito importante por vários aspectos, quais sejam a garantia da segurança alimentar, a legalização da produção, o desenvolvimento econômico local, além de agregar valor ao produto.

“O selo SIM veio para fazer uma mudança tanto para o consumidor quanto para o empreendedor. Ele é muito importante porque garante a segurança alimentar, a legalização da produção e o desenvolvimento econômico local. Quem sai muito beneficiado é o consumidor final. Além disso, agrega valor à mercadoria, facilita a venda e assegura melhores condições de higienização”, sublinha.

Franciso de Assis Araújo Mendes

 A conquista reflete uma parceria entre Estado, Município e iniciativa privada, que vêm fortalecendo a produção formalizada e incentivando os empreendedores a buscarem adequação às normas sanitárias. Para que a fiscalização do Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ocorra de forma eficiente e satisfatória, a Secretaria Municipal de Agricultura de Picos conta com um corpo técnico qualificado, responsável por garantir a segurança alimentar da população picoense. O trabalho é desenvolvido por uma equipe de engenheiros agrônomos formada por Naidia Leal, Geovani Luran, Joanderson Mendes e os veterinários Benedito Segundo e Fabrício Bonfim, sob a coordenação do agrônomo Felipe Lucena. Esse grupo é responsável por executar todas as ações de fiscalização relacionadas ao SIM no município de Picos.

Equipe de agrônomos e veterinários

O Selo SIM

O Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) é um certificado que garante a qualidade e segurança higiênico-sanitária de produtos de origem animal (carnes, leite, ovos, mel, etc.) produzidos e comercializados dentro de um município, permitindo que produtores formalizem seus negócios e acessem um mercado mais amplo, fiscalizados pela prefeitura para assegurar a legalidade e confiança ao consumidor. Em Picos, o referido selo foi implantado ainda no mês de novembro deste ano de 2025.