Mudas de caju

Prefeitura de Picos e Secretaria de Agricultura iniciam distribuição de mudas de caju e reforça apoio à agricultura familiar

A ação, anunciada pela secretária Fátima Sá, integra uma estratégia de fortalecimento da cajucultura local e busca ampliar a produção nas comunidades rurais

Medida faz parte da política de valorização profissional da administração do prefeito, Dr. Pablo Santos (MDB).

/ SCOM / quinta-feira, 19 fevereiro , 2026

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, inicia a distribuição de mudas de caju para agricultores familiares do município. A ação, anunciada pela secretária Fátima Sá, integra uma estratégia de fortalecimento da cajucultura local e busca ampliar a produção nas comunidades rurais. De acordo com a gestora, o início do período chuvoso, considerado satisfatório neste ano, cria condições favoráveis para o plantio. A iniciativa ocorre em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), que viabilizou o envio das mudas ao município.

 

Fátima Sá, Secretária de Agricultura de de Picos

 

“A regularidade das chuvas neste início de ano é vista pela gestão municipal como um fator decisivo para o sucesso da ação, já que a umidade do solo aumenta as chances de desenvolvimento saudável das mudas e reduz perdas no plantio. Ao alinhar a distribuição ao calendário climático, esta secretaria busca garantir maior eficiência e melhores resultados para os produtores”, pontua.

A parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) demonstra ainda a articulação entre o município e o Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar, assegurando suporte institucional e acesso a insumos que, muitas vezes, seriam inviáveis apenas com recursos próprios da gestão local. Nesta primeira etapa, estão sendo disponibilizadas três mil mudas, que começam a ser entregues nas localidades Chapada do Mucambo, Coroatá e Tabuleiro dos Pio, a partir desta sexta-feira, 20. Parte do material também ficará disponível na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, para atender produtores que já cultivam caju ou que desejam iniciar o plantio em suas propriedades.

Segundo Fátima Sá, a quantidade inicial é limitada e o atendimento será feito conforme a procura. “Vieram poucas mudas neste primeiro momento, então os primeiros que procurarem a Secretaria serão beneficiados”, explicou.

A secretária adiantou ainda que viajará a Teresina na próxima semana para buscar um novo lote, com o objetivo de ampliar o alcance da ação. A medida reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da agricultura familiar, segmento que tem papel central na economia rural de Picos. Além de incentivar a diversificação produtiva, o estímulo à cajucultura pode representar incremento de renda para pequenos produtores, especialmente em anos de inverno regular.

Os trabalhadores rurais interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura ao longo da semana para garantir o recebimento das mudas. A distribuição seguirá enquanto houver disponibilidade em estoque. A Secretaria Municipal de Agricultura está localizada na Rua Moacir Luz, nº 62, bairro Canto da Várzea, em frente ao Colégio Santa Rita. O atendimento ao público é das 8h ás 14h, de segunda à sexta-feira.