PREVENÇÃO

Mês Mundial de Combate à Hanseníase tem ações preventivas em Picos

CCOM / terça-feira, 16 janeiro , 2018

No Mês Mundial de Combate à Hanseníase, a Secretaria de Saúde de Picos, através da Coordenação de Controle à Hanseníase, realiza atividades educativas, de diagnóstico e de prevenção nos bairros. As ações chamam a atenção para os desafios enfrentados no combate à doença.

Nesta quarta-feira (17), a Secretaria de Saúde realiza capacitação para profissionais da Atenção Básica de Picos. Na próxima quinta-feira (18), a coordenação responsável inicia a campanha para diagnóstico de casos de hanseníase no bairro São José.

Já no dia 23 de janeiro, as equipes de saúde realizarão atendimentos e diagnóstico de casos. A campanha se encerrará no dia 31 de janeiro, com distribuição de panfletos na Praça Felix Pacheco e lançamento do Boletim Epidemiológico de Hanseníase de Picos, na Universidade Federal do Piauí, com dados referentes aos casos da doença no Município.

“Estamos realizando uma campanha para avaliação de pessoas com sintomas de hanseníase, com médicos e enfermeiros especialistas nos postos de saúde dos bairros e também ações educativas”, explica o coordenador Municipal de Controle da Hanseníase, Gilberto Valentim.

Portanto, as pessoas que apresentarem manchas na pele, em qualquer parte do corpo, esbranquiçadas ou avermelhadas, dormência nas mãos e nos pés, queda de pelos, pele ressecada, sensação de formigamento, caroços pelo corpo, dores nos nervos dos braços e das pernas e obstrução nasal devem procurar atendimento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17/01 – capacitação para os profissionais da Atenção Básica de Picos;
Dia 18/01 – campanha para diagnóstico de casos de hanseníase no bairro São José;
Dia 23/01 – campanha para diagnóstico no bairro Morada do Sol;
Dia 31/01 – campanha educativa com distribuição de panfletos na Praça Felix Pacheco e lançamento do Boletim Epidemiológico de Hanseníase de Picos, na Universidade Federal do Piauí.