CONFERÊNCIA

Picos debate futuro da saúde no município durante IX Conferência Municipal

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, além de lideranças locais e usuários do sistema.

/ CCOM / quarta-feira, 13 agosto , 2025

A IX Conferência Municipal de Saúde de Picos teve início nesta terça-feira (12), na Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunindo autoridades, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil, comunidade e delegados eleitos nas Unidades Básicas de Saúde durante as pré-conferências.

O evento marca o primeiro de dois dias de debates e deliberações que resultarão no Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos. A programação inclui discussões temáticas, apresentação de propostas e definição de diretrizes para o fortalecimento da saúde no município.

Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, além de lideranças locais e usuários do sistema.

“Hoje é a abertura de um importante marco para a saúde municipal de Picos, porque o documento que sairá desses diálogos culminará em um plano efetivo e prático para a atenção à nossa saúde básica nos próximos anos. Por isso a importância de fazermos esse debate ouvindo todos os setores que compõem a saúde municipal, desde os pacientes até os profissionais da Secretaria de Saúde”, destacou Dr. Thales Coelho.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, reforçou o papel participativo do encontro. “O Conselho tem como objetivo entender as demandas da sociedade e alinhar isso com a atuação da Secretaria de Saúde do município. A conferência é o momento em que ouvimos os delegados eleitos e levantamos pautas para a melhoria do serviço de saúde prestado. Estamos muito contentes com a adesão e a abertura deste evento”, afirmou.

A conferência segue até quarta-feira (13), com painéis e plenárias que definirão o documento final a ser incorporado ao planejamento da saúde municipal.

Ascom SMS/ Michel Renann