FEVEREIRO VERMELHO

Praça Josino Ferreira recebe “Dia D” de Combate às Drogas e ao Alcoolismo com oferta de serviços e conscientização

Ação realizada nesta sexta-feira (20) pela Coordenadoria de Combate às Drogas, uniu diversas secretarias e forças de segurança para levar orientação e saúde à população no centro da cidade.

No local foi montada uma estrutura de tendas para receber a população, oportunidade que os cidadãos puderam acessar diversos serviços.

/ SECOM / sexta-feira, 20 fevereiro , 2026

Com o tema: “Diga não às drogas. Escolha a vida”, a Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Combate às Drogas, promoveu o “Dia D de Combate às Drogas e ao Alcoolismo”, em alusão ao “Fevereiro Vermelho”, mês que reforça a conscientização sobre a temática.

A importante mobilização social, que foi focada na prevenção e na promoção da qualidade de vida, aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), na Praça Josino Ferreira, em frente ao Museu Ozildo Albano, no Centro da cidade.

A ação foi realizada em parceria com a SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) e a SMS (Secretária Municipal de Saúde) e também teve a participação da SEME (Secretaria Municipal de Educação), da SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), do GEV (Grupo Esperança Viva) e do 4ºBPM (Batalhão da Polícia Militar).

No local foi montada uma estrutura de tendas para receber a população, oportunidade que os cidadãos puderam acessar diversos serviços de saúde, incluindo a realização de exames de glicemia, aferição de pressão arterial e a distribuição de preservativos bem como de folders informativos.

Além do atendimento clínico, o foco principal da mobilização foi o diálogo educativo sobre os impactos negativos do uso de entorpecentes e do consumo excessivo de álcool na vida dos indivíduos e na estrutura familiar.

O coordenador de Combate às Drogas, Rômulo Neiva, destacou a importância de levar a discussão para o espaço público.

“A gente quis trazer para Praça o Dia D nesse Dia Nacional de Combate às Drogas para mostrar a importância da sensibilização das pessoas quanto ao uso, mesmo aqueles que não têm problemas, mas são vítimas pela circunstância da violência que as drogas acarretam e é muito importante essa ação conjunta para que a gente possa realmente ter uma efetividade no nosso trabalho”, pontuou o coordenador.

Rômulo Neiva afirmou ainda que durante todo o ano vão ser realizadas outras ações como essa voltadas para acolher as pessoas que estão em situação de dependência química, dando suporte e apoio também aos familiares.

O secretário de Assistência Social, Luzifrank Júnior, ressaltou que a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer políticas públicas de prevenção, garantindo que a informação e o cuidado cheguem diretamente à população.