Agosto Lilás

SEMTAS realiza panfletagem sobre o “Agosto Lilás”

"Violência Contra a Mulher Não Tem Desculpa. Tem Lei: Maria da Penha. LEI - 11. 340/208".

/ CCOM / terça-feira, 31 agosto , 2021

 

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência  Social, realizou na manhã de hoje, um trabalho de panfletagem sobre o “Agoto Lilás”. A iniciativa pretende conscientizar a sociedade sobre as mais variadas formas de violência contra a mulher. A ação aconteceu na Praça Félix Pacheco.

Segundo a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Marinalva Lima, a campanha visa sobretudo conscientizar a sociedade acerca do combate a qualquer tipo de violência contra a mulher, onde o dia 31 de agosto é a sua culminância, já que a referida campanha se desenvolve durante este mês .

 

Marinalva Lima, secretária do Trabalho e Assistência Social

 

“Temos que conscientizar nossa sociedade sobre o combate à violência contra mulher seja qual for sua natureza. Que as mulheres não se calem. Temos que conscientizar o público feminino em busca de seus direitos”, salienta a gestora.

A Campanha ‘Agosto Lilás’ é uma ferramenta que veio para reforçar a existência da Lei Maria da Penha e dar ampla divulgação sobre esse direito às mulheres, ressaltando os serviços de atendimento deste público e os meios de denúncia.
A referida campanha acontece para comemorar os 15 anos da Lei Maria da Penha. A referida foi criada para punir casos de violência doméstica e familiar contra mulheres, e o “Agosto Lilás” promove uma série de eventos até o fim dos mês.

De acordo com o coordenador do CREAS de Picos, Ícaro Santana, o município disponibiliza ferramentas essenciais no combate à violência contra a mulher. São ferramentas que vão desde o recebimento de denúncias, ao atendimento psicológico e social de mulheres violentadas.

“Muitas vezes quando se fala em violência contra a mulher, se generaliza. Mas as violências contra esse público ocorrem desde a violência física à violência moral. É importante que as mulheres violentadas denunciem, busquem os canais disponibilizados pelo município e outros órgãos, para que os agressores sejam punidos”, reforça.

O município de Picos, em parceria com órgãos oficias, corrobora com canais de atendimento à mulher agredida. Entre eles, o disque 180. À mulher agredida, que denuncia, O CREAS assegura atendimento amplo e em sigilo. O referido órgão atua diretamente junto ao público feminino quando do combate à violência contra esse público.

Outros números que denunciam qualquer forma de violência contra a mulher, além do disque 180 (Polícia Civil), são o disque 100 (Direitos Humanos) e o disque 190 (Polícia Militar). Como expressa o lema da campanha: “Violência Contra a Mulher Não Tem Desculpa. Tem Lei: Maria da Penha. LEI – 11. 340/208”.

Confira mais imagens da panfletagem: