IMPULSIONANDO O TURISMO

Conexão Picos Turismo, Cultura e Negócios reúne empresários dos setores de alimentação, transporte e rede hoteleira

Durante o evento, que também contou com a participação de representantes da Prefeitura e do Setur, houve diálogos, trocas ideias e construção de caminhos que aproximem a iniciativa privada do poder público impulsionando o setor.

O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), participou do evento.

/ CCOM / quinta-feira, 15 maio , 2025

Com o objetivo de fortalecer o setor turístico no município picoense, a Prefeitura, através da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, promoveu nesta última quarta-feira (14), o Conexão Picos Turismo, Cultura e Negócios.

O evento, que aconteceu no Auditório do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), José Amir de Sá, reuniu empresários dos setores de alimentação, transporte e da rede hoteleira, além de representantes da gestão municipal e da SETUR (Secretaria de Estado do Turismo do Piauí).

A programação contou com um diálogo e trocas ideias que visaram construir pontes para aproximar a iniciativa privada do poder público.

O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), e o Superintendente da Secretaria de Estado do Turismo, José Neto Monteiro, participaram do evento.

Responsável pela organização do Conexão Picos, a secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Michelly Saunders, frisou que o evento foi muito importante, pois, os entes públicos puderam ouvir dos empresários quais são as inquietações, as sugestões e as dificuldades.

“A gente sabe que Picos tem uma localização geográfica privilegiada por isso nós temos um turismo já bem estabelecido na área de saúde, de educação, no comércio a gente é forte, mas a partir de agora a gente pode ampliar, fazendo dos eventos culturais, dos eventos religiosos, dos eventos esportivos, um produto do turismo que a gente possa vender. Vamos vender nossa história, trabalhar o circuito histórico falando da 2ª Maravilha do Piauí que é a nossa Catedral, do Museu Ozildo Albano, da nossa Feira Livre, vamos trabalhar o Morro da Mariana que tem uma visão panorâmica lindíssima da nossa cidade”, pontuou Michelly Saunders.

Durante o Conexão Picos, a secretária de Turismo ainda apresentou aos empresários um calendário de eventos do município e reforçou o compromisso de tornar a cidade um destino cada vez mais atrativo e preparado para receber bem os turistas.

O empresário, Etevaldo Filho, do Picos Hotel e do Restaurante do Picos Hotel, participou o evento e elogiou o propósito do Conexão Picos como ferramenta agregadora ao turismo local.

“Foi de suma importância para todos nós empresários, donos de restaurante, de hotéis, de bares e lojistas também. Espero que aconteça ainda mais vezes essa parceria da Secretaria de Turismo com as empresas”, destacou Etevaldo Filho.

Para a empresária, Lia Luz, do Bendito Fogão e do Zeca Restaurante, o evento promovido pela Secretaria de Turismo foi bastante enriquecedor.

“Queria agradecer a Secretaria por realizar um evento desse porte onde deu para abrir a nossa mente para o real significado do turismo nas nossas vidas”, agradeceu Lia Luz.

Michelly Saunders finalizou lembrando que o Picos Cidade Junina, que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de maio e 01º de junho, será uma ótima oportunidade para os empresários colocarem em prática tudo que foi debatido no Conexão Picos, ampliando o turismo e “encantando” os turistas que vierem ao município.

“O nossos São João é a grande aposta para o ano de 2025. Uma festa grandiosa do Norte/ Nordestes e essa festa grandiosa vai atrair muitos turistas. Então nós temos que estar preparados para encanta-los. De que forma? Os nossos empresários do ramo da hotelaria devem estar preparados para recebe-los, a nossa culinária tem de estar encantando, nosso restaurantes tem de estar aptos a receber as famílias como um todo e também da parte da nossa gestão a nossa cidade tem de estar bem estruturada, bem limpa, o evento estar bem organizado, com muita segurança e também trabalhar a questão turística em si”, encerrou a secretária.