CAPACITAÇÃO

Equipes da SEMTAS recebem capacitação da Secretaria de Assistência Social do Estado

O treinamento abordou temas essenciais para a melhoria dos serviços prestados à população, promovendo a troca de experiências entre os profissionais e a atualização de conhecimentos sobre as diretrizes das políticas públicas do setor

O Secretário Luzifrank Júnior, frisou que o momento foi muito importante para se discutir novas estratégias.

/ CCOM / terça-feira, 25 fevereiro , 2025

Durante os dias 19 e 21 de fevereiro, a equipe da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) passou por treinamento e capacitação através da mediação dos profissionais que fazem parte da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos do Estado do Piauí (SASC). Os encontros foram realizados no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Junco, com o objetivo de realizar instrução técnica, além de fortalecer a integração e o diálogo entre os servidores que atuam na área da assistência social no município e fazem parte dos Cras, Creas, CadÚnico, Bolsa Família e do programa Criança Feliz.

O treinamento abordou temas essenciais para a melhoria dos serviços prestados à população, promovendo a troca de experiências entre os profissionais e a atualização de conhecimentos sobre as diretrizes das políticas públicas do setor. De acordo com o secretário Luzifrank Júnior, o momento foi muito importante para se discutir novas estratégias. “Realizamos os encontros para que nossas equipes tivessem a oportunidade de interagir e dirimir dúvidas sobre os desafios enfrentados no dia-a-dia da assistência social. A capacitação também contou com dinâmicas práticas e palestras ministradas por especialistas da SASC, que destacaram a importância do trabalho em equipe e da constante qualificação dos profissionais para oferecer um serviço de excelência”, destacou.

Luzifrank Júnior também destacou a preocupação em capacitar a equipe da secretaria, para garantir um bom atendimento à população picoense. “É um objetivo da nossa gestão enquanto estivermos à frente da secretaria capacitar todos os nossos profissionais, desde o recepcionista, do porteiro, até as equipes de referência, para que aquele usuário que procura a assistência social, e geralmente chega fragilizado nos nossos equipamentos, seja muito bem atendido e tenha seus direitos cumpridos”, garantiu.

Os participantes destacaram a relevância do treinamento e o impacto positivo que a capacitação terá no desempenho de suas funções. De acordo com a coordenadora da SEMTAS, Larissa Luz, a experiência foi muito importante.  “Foi uma experiência enriquecedora, pois além de adquirirmos novos conhecimentos, também tivemos a oportunidade de fortalecer nossa rede de apoio e trocar experiências com colegas de diferentes áreas”, comentou.

A SEMTAS pretende continuar investindo em ações de formação como essa, com o intuito de proporcionar um serviço de maior qualidade e aprimorar a atuação dos profissionais da assistência social. A expectativa é que novas capacitações sejam realizadas ao longo do ano, abrangendo temas variados e alinhados às necessidades da população atendida.

Ascom SEMTAS/ Matheus Alencar