SECRETARIA DE AGRICULTURA

Prefeitura de Picos entrega mudas de caju para agricultores de Mirolândia

O local de entrega foi a sede da Associação de Moradores local, onde quatro mil mudas de caju foram entregues aos agricultores cadastrados.

O local de entrega foi a sede da Associação de Moradores local, onde quatro mil mudas de caju foram entregues aos agricultores cadastrados.

/ CCOM / quinta-feira, 27 março , 2025

Em continuidade ao ciclo de entrega de mudas de caju para agricultores cadastrados da zona rural de Picos, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, entregou na manhã desta quinta-feira, 27, mudas de caju para produtores rurais da localidade Mirolândia. De acordo com a Secretária Fátima Sá, a parceria da Prefeitura de Picos, Secretaria de Agricultura e Codevasf, promove o desenvolvimento da Agricultura Familiar.

“Nós dependemos da agricultura. E nós temos que ter uma visão direcionada para a agricultura, pois sem ela, não seremos nada”, comenta.

O local de entrega foi a sede da Associação de Moradores local, onde quatro mil mudas de caju foram entregues aos agricultores cadastrados. A logística de distribuição das mudas, ocorre por meio de associações de moradores ou representantes ligados ao homem campo.

Na zona rural, as mudas de caju já chegaram nas localidades Chapada do Mocambo, Coroatá, Lagoa dos Félix, Torrões, Cristovinho e Gameleira dos Rodrigues. Para Fátima Sá, a Prefeitura de Picos, juntamente com a Secretaria de Agricultura local estão preocupados em manter o atendimento para quem vive do campo.

“É uma determinação do prefeito Pablo Santos, para que a gente busque incentivar o trabalho. E é isso que estamos fazendo, distribuindo mudas para aqueles que precisam e queiram melhorar sua atividade rural”, conclui a gestora.

O total de mudas varia de acordo com a terra do agricultor cadastrado. “Eu vou plantar, vou consumir, vai ter o doce e vai ter também o pasto para os animais. Então, é muito bom receber as mudas”, avalia a agricultora Maria Valdirene de Oliveira, que recebeu 220 mudas.

Maria Carvalho da Silva Moura é presidente da Associação de Moradores de Mirolândia. Segundo ela, a ação do prefeito Pablo Santos, ladeado pela secretária Fátima Sá, o agricultor está sendo valorizado, sobretudo no atendimento das suas demandas.

“Isso é muito importante. O que o prefeito e Fátima Sá estão fazendo nunca tinha sido feito. Espero que continue sempre assim, valorizando a gente e resolvendo nossas demandas”, agradece a agricultora.

Para receber o benefício da muda de caju e sementes, o produtor rural deve estar cadastrado no (CAF), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, programa que demonstra a aptidão do homem do campo. Porém, assegura Fátima Sá, “que caso o beneficiário não esteja cadastrado e seja do campo, ele pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para receber. A determinação da Prefeitura de da Secretaria de Agricultura, é que seja entregue a todos os trabalhadores rurais que nos procurarem, sem distinção de cor ou partido”, certifica.

CCOM/ Roberto Oliveira