Faixas elevadas

Prefeitura de Picos anuncia construção de faixas elevadas na Avenida Severo Eulálio para 2026

As faixas elevadas de trânsito são travessias de pedestres construídas em nível mais alto que a pista, funcionando como uma lombada integrada à faixa de pedestres

/ CCOM / quinta-feira, 18 dezembro , 2025

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, anunciou um conjunto de projetos estruturantes que devem ser executados ao longo de 2026, consolidando o planejamento iniciado em 2025. As ações contemplam melhorias na segurança viária, na mobilidade urbana e na organização do tráfego, todas com orçamento assegurado e apoio integral da gestão municipal.

Entre os projetos prioritários está a construção de duas faixas elevadas de pedestres na Avenida Severo Eulálio, uma das vias que, segundo estudos técnicos do referido órgão, necessita de intervenções para redução de velocidade e maior proteção aos pedestres. Após a execução das faixas elevadas, a avenida também receberá nova sinalização horizontal e vertical. “Já fizemos os estudos e identificamos a necessidade dessas faixas elevadas. Depois da construção, vamos realizar toda a pintura e a instalação de placas para garantir mais segurança naquele trecho”, explicou o secretário Edivaldo Filho.

Outro projeto anunciado é a construção de até 200 novos quebra-molas em diferentes bairros da cidade. Edivaldo Filho ressaltou que as intervenções serão realizadas de forma gradual, conforme a demanda e sempre seguindo critérios técnicos e legais. “Não significa que os 200 quebra-molas serão feitos de uma vez. Vamos avaliar ponto a ponto, com base nos estudos da engenharia de trânsito, sempre dentro dos padrões exigidos. Nada será feito fora da legalidade”, destacou.

O secretário Edivaldo Filho destacou o apoio integral do prefeito Dr. Pablo Santos, o qual tem sido fundamental para o avanço das ações da pasta. “Tudo isso só está sendo possível graças ao apoio total do prefeito Dr. Pablo Santos. Ele nos garantiu autonomia, suporte institucional e orçamento para a Secretaria de Trânsito. Tenho certeza de que em 2026 vamos superar 2025 e realizar todas essas obras em benefício da população de Picos”, concluiu. Com planejamento, recursos assegurados e articulação institucional, a Secretaria Municipal de Trânsito projeta um ano de 2026 marcado por avanços significativos na mobilidade urbana e na segurança viária do município.

Faixas elevadas

As faixas elevadas de trânsito são travessias de pedestres construídas em nível mais alto que a pista, funcionando como uma lombada integrada à faixa de pedestres. Elas têm dois objetivos principais: dar prioridade total ao pedestre, obrigando os veículos a reduzir a velocidade, tornam a travessia mais visível, inclusive para crianças, idosos e pessoas com deficiência; e a redução da velocidade, pois atuam como um redutor físico de velocidade, semelhante a uma lombada, ajudam a diminuir acidentes em locais de grande circulação. Em resumo, a faixa elevada organiza o trânsito, salva vidas e humaniza as vias urbanas.