Hanseníase

SMS realiza workshop sobre Hanseníase para profissionais de saúde

CCOM / terça-feira, 28 janeiro , 2020

Por: Aparecida Mota

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Controle à Hanseníase, realizou nesta terça feira (28), um workshop com palestra e mesa redonda sobre a Hanseníase na Universidade Federal do Piauí.

Workshop sobre Hanseníase.

Participaram do evento, o Secretário de Saúde, Júnior Santos, junto com o Diretor Médico do CIEM, Pascoal Gomes, além dos profissionais de saúde, bem como acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição da Universidade.

O Secretário Municipal de Saúde, Junior Santos, destacou o decréscimo do número de casos da doença em Picos e enalteceu que a cidade cuida de toda a macro região do Vale do Guaribas.

Secretário Municipal de Saúde, Júnior Santos.

“É uma ação altamente positiva na hora de tirar dúvidas, qualificar ainda mais nossos funcionários, sabendo da importância que é o combate a Hanseníase e na diminuição dos índices da infecção no município e região”, frisou.

O Coordenador de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim, falou da importância do workshop para os profissionais de saúde, bem como o objetivo do evento.

Coordenador de Controle à Hanseníase, Gilberto Valentim.

“Estamos trabalhando o Janeiro Roxo, que é o mês mundial de combate à Hanseníase, dividimos nosso trabalho em dois momentos, o primeiro foi de buscas ativas por novos casos, divulgação de sinais e sintomas da doença para a comunidade e o segundo é trabalhar, reforçando a sintomatologia e o diagnostico com os profissionais”, ressaltou.

Objetivo do evento é fomentar cada vez mais o diagnostico precoce da infecção,  para quebrar a cadeia de transmissão e evitar as sequelas nos pacientes.

A programação segue até a sexta-feira (31), na Praça Josino Ferreira.

Confira abaixo a programação do Janeiro Roxo:

DIA 27- Abertura com uma campanha de diagnostico a Hanseníase no bairro Parque exposição a partir das 08h00min.

Dia 28 – workshop, palestra e mesa  redonda sobre a Hanseníase na Universidade Federal do Piauí. (Dr. Paulo Victor, Dra. Rana Cardoso  e o Coordenador Municipal   da  Hanseníase, Gilberto Valentim).  14h as 17h00min.

Dia 29 – Campanha  de diagnostico na Unidade Básica de Saúde do Bairro Morada  do Sol, a partir das as 08h00min.

Dia 30-  atividade educativa  no  Posto de Assistência Médica de Picos (PAM), Bairro cata-vento a partir das 08h00min.

Dia 31- Encerramento com panfletagem e atividades alusivas ao Janeiro Roxo a partir das 17h30min na Praça do Museu.