Vacinação contra a gripe

Picos vacina moradores da zona rural contra gripe

CCOM / sexta-feira, 20 maio , 2016

Vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1) na zona rural do município. A expectativa é imunizar todos os grupos prioritários: crianças de seis meses até os cinco anos de idade, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde e portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes, doenças pulmonares, respiratórias e entre outras).

Umas das ações que ajuda a chegar ao índice estipulado pelo Ministério da Saúde, de 80%, está sendo desenvolvido pelas equipes do Programa Saúde da Família, onde cada equipe levou a vacina da gripe para pessoas da Zona Rural. Durante toda essa quinta – feira, 19/05, a Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida realizou o dia “D” de vacinação.  De acordo com a enfermeira responsável pela UBS, Antônia Lucimeire, cerca de 500 pessoas foram imunizadas.

Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida

Unidade Básica de Saúde Lagoa Comprida

Os cidadãos que ainda não se vacinaram e que fazem parte dos grupos prioritário, devem procurar as salas de vacinação do município de Picos, das 8:00h às 13:00h, com o cartão de vacinação. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Com a vacinação, é possível impedir que o vírus da gripe evolua para formas mais graves como pneumonia, por exemplo, entre outras complicações.

Fotos: Marcos Valerio

Fotos: Marcos Valerio

O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por gripe. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.

Maria do Socorro, 76 anos.

Maria do Socorro, 76 anos.

Para a dona de casa, Maria dos Socorros Gomes Araújo, 76 anos, que tem um filho de dois anos, a vacinação é muito importante para a prevenção da gripe. “Sempre quando tem campanha de vacinação sou uma das primeiras a chegar, faço isso para se proteger das doenças”, finalizou.