SAÚDE

Prevenção é a única solução: O Vilão é o Mosquito e não meu Amigo!

CCOM / sexta-feira, 9 março , 2018

Por: Remédios Silva – estagiária
Revisado por: Ruthy Costa

Com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a vacinação como principal meio de prevenção de doenças entre animais, foi realizada nessa quarta feira 7 de março, na UBS Dr. Raimundo de Barros (Dr. Doca), no bairro Aerolandia, uma ação dedicada à vacinação de cães e gatos tal como o teste rápido de Leishmaniose (calazar). A ação será repetida nos dias 14 e 21 de março, das 8 às 12h, na mesma unidade de saúde.

A campanha tem como objetivo a conscientização da guarda responsável do animal de estimação, alertando sobre o artigo 32 da lei 9.605, que configura maus tratos e abandono como crime e passivos de punição.

A ação foi articulada pelo Centro de Zoonose com apoio da Secretaria de Saúde, em parceria com Amigos Protetores de Animais de Picos (APAPI), Secretaria de Meio Ambiente, 3º BEC, o Posto de Saúde Dr. Doca e o curso de Biologia da UFPI. A ação teve como finalidade de conscientizar a população sobre a importância de manter seu animal vacinado e protegido de doenças e ao mesmo tempo levando segurança para a saúde publica do município.

A doméstica Francisca Maria ressalta a importância da ação. ’’A vacina e importante, pois protege o animal, os donos e quem convive com ele garantindo uma boa saúde pra todos’’.

Alem da vacinação esta sendo feito o teste rápido de calazar. Caso algum animal reaja ao teste, os proprietários foram orientados a fazer o teste de Eliza para certificação do diagnostico, e procedimentos necessários. Esse procedimento será feito em ate 30 dias pelos estudantes de biologia da UFPI.

De acordo com o coordenador do centro de zoonose o Médico Veterinário Agenor de Sousa Martins, essa ação é de grande importância para saúde e que pretende expandir para outros bairros. “Nós pretendemos expandir para outras áreas do município e contar com o apoio dos ACS (agente comunitário de saúde) para o processo de conscientização da população, em manter seus animais domiciliados”.

APAPI (Amigos Protetores dos Animais de Picos)
A ONG foi fundada ha 3 anos, em janeiro de 2015, por um grupo de amigos que já fazia ações de proteção isoladas, composto por Fátima Miranda, Sanya Elayne e Felipe Coelho (presidente da ONG). A preocupação inicial da ONG é com os animais abandonados. A APAPI foi desenvolvida para cuidar de cães e

gatos abandonados com o intuito de acolher, tratar e entregá-los para doação. A ONG já conseguiu mais de 300 adoções, e juntos conseguiram a aprovação da castração gratuita e lutam agora pela efetivação para que a cota de castração inicie nos pets shop custeadas pelo governo.

Quem tiver interesse em contribuir com a ONG e só entrar em contato com:
Felipe Coelho (89) 9926 0310
Sanya Elayne (89) 9936 1000