Selo Unicef

I Fórum Comunitário Unicef reuniu representantes de diversos setores do município

CCOM / terça-feira, 21 agosto , 2018

O I Fórum Comunitário Unicef, aconteceu em Picos durante o dia de hoje (21), na Escola Municipal Padre Madeira e reuniu entidades que trabalham temas relacionados à criança e o adolescente para, juntos com a sociedade, discutir metas auxiliares para esse público.

Com o tema ‘Eu e Picos Crescendo Juntos: Cidadania Como Pilar para o Crescer Social da Criança e do Adolescente’, o Fórum é um espaço para reflexão e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

O município de Picos está em busca de mais uma certificação. O prêmio é um reconhecimento internacional, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância. Picos ganhou, pela primeira vez, a certificação do selo na edição de 2013-2016. O Selo Unicef é uma proposta de intervenção e ajustamento em todas as políticas públicas municipais.

“O ponta pé inicial foi dado. É durante o fórum que firmamos o compromisso de elaborar um diagnóstico na população de 0 a 18 anos sobre os principais problemas. Mostrando a situação atual do município, discutindo o que pode ser aperfeiçoado nos eixos que se referem á Educação, Saúde e Assistência Social”. Pontuou Verônica Rocha, Articuladora Inter setorial da Educação.

Segundo Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos, a secretaria tem se empenhado para ganhar a certificação.

“Já fomos premiados com esse selo e estamos trabalhando para conseguir novamente a certificação. Desenvolvemos diversos projetos como o Mais Educação e Mais Alfabetização voltados para a permanência do aluno na escola, o EJA, na tentativa de amenizar a distorção de idade e série do aluno e estamos realizando uma busca de estudantes que tem direito ao BPC e estão fora da sala de aula. Tudo isso para melhorar a qualidade do ensino em nossas escolas”. Ressaltou a secretária.

São 11 eixos de linha de base do Selo Unicef, edição 2017-2020. Nesta edição a educação precisa melhorar em três pontos: Taxa de abandono do Ensino Fundamental, Percentual de crianças beneficiadas pelo BPC (Benefício Assistencial de Prestação Continuada) e a Distorção em idade-Série.