Educação no trânsito

STTRAM vai realizar ação de educação no trânsito nesta quinta-feira (23)

CCOM / quarta-feira, 22 agosto , 2018

A Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sttram), em parceria com o SEST-SENAT, SENAC, realizará nesta quinta-feira (23), na Escola Municipal Maria Gil, no Parque de Exposição, uma ação de educação no trânsito que faz parte do projeto Trânsito nas Escolas. A ação será voltada para a comunidade em geral, com início previsto para as 8 horas.

O objetivo da palestra é educar para o trânsito por meio da obtenção do conhecimento de temas relativos aos problemas que envolvem a relação do homem com o trânsito.

Objetivos específicos:

Conscientizar a comunidade escolar sobre as regras e normas relativas ao trânsito com a finalidade de preservar as integridades físicas de pedestres e condutores de veículos.

Construir valores que possam ser viabilizados na vida prática dos membros da comunidade, objetivando a melhoria da qualidade de vida nas vias públicas.

Valorizar ações de cooperação, desenvolvendo atitudes compartilhadas com intuito de difundir o conhecimento construído a todos aqueles que convivem direta e indiretamente com o trânsito.

Incentivar o educando a expressar seus anseios e conhecimentos relativos ao trânsito por meio de diversas áreas de conhecimento.

A educação para o trânsito, a criança é focada prioritariamente como pedestre. E, para desenvolver atividades pedagógicas que estimulem comportamentos seguros no trânsito, devemos considerar dois âmbitos de experiência: o da formação pessoal e social e o de conhecimento de mundo.

De acordo com o setor de Educação no Trânsito da secretaria, a ação tem como finalidade despertar nas crianças e adolescentes a necessidade de se conscientizar para o trânsito. Essas ações são realizadas dentro das escolas tendo como ponto positivo a proximidade com os alunos, falando sobre as leis, ações de trânsito e fiscalização.

A educadora de trânsito Talita Lima fala sobre quem pode participar da ação. “Essa ação acontece numa quinta-feira, dia de aula, então, serão contemplados os alunos que estão em sala de aula, porém ele é aberto para toda sociedade, os pais que quiserem participar e toda a comunidade local estão convidados a participar do evento”, explica.