IV PASSEIO CICLÍSTICO

V Passeio Ciclístico Ambiental abriu Semana de Meio Ambiente em Picos

CCOM / domingo, 2 junho , 2019

Por: Batista Pereira

Neste domingo, 02/06, aconteceu o V Passeio Ciclístico Ambiental, percorrendo diversas ruas e estradas vicinais da zona rural de Picos finalizando com os plantios de mudas de árvores. O evento esportivo dá início à Semana do Meio Ambiente 2019 realizado pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semam contou com a participação de ciclistas de faixas etárias diversas. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta como veículo alternativo ambientalmente correto, além de colaborar com a prática de exercícios e melhorias na qualidade de vida.

Com início às 07:30h em frente a sede da Semam, o V Passeio Ciclístico Ambiental reuniu mais de 150 participante de várias idades. O percurso totalizou 14 km percorrendo as principais vias da cidade, passando pelos bairros Canto da Várzea, Aroeira do Matadouro, Retiro, Capitão de Campos, bairros Boa Vista e Passagem das Pedras n. Ao fim do percurso, na Avenida Beira Rio foi servido uma farta mesa de frutas e os plantios de mudas de árvores nativas.

Ciclistas picoenses em frente à sede da Semam prontos para o passeio ciclístico

O evento é parte integrante da programação da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Semam em parceria com a Ômega Bike e o apoio das Secretaria de Saúde e de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana – Sttram e a sua programação, além do passeio ciclístico, conta com palestras, apresentações culturais, mesa redonda e concursos de reportagem e fotografia. O tema abordado esse ano é “Educação Ambiental e Sustentabilidade” e os eventos têm por objetivo sensibilizar o público acerca da importância dos cuidados com o meio ambiente no que diz respeito a melhoria da qualidade de vida, assim como a adoção de práticas sustentáveis, totalmente necessárias para a preservação dos recursos naturais.

Ciclistas participantes de várias idades fizeram parte do V Passeio Ciclístico Ambiental

Maria Santana, disse que o passeio ciclístico que dá início à Semana de Meio Ambiente, superou toda a expectativa, “nós tivemos mais de 150 ciclistas e lógico sem a pareceria da Ômega Bike, na pessoa do Erasmo Albano e da Sttram e Secretaria de Saúde nós não teríamos feito um percusso tão bonito como fizemos, foram 14 km onde todo mundo estava brincando, teve um momento de contemplar a natureza na parte da Zona Rural, então foi muito bom e Graças a Deus deu tudo certo”, comemora.

No tocante à programação completa da Semana de Meio Ambiente que será realizada no auditório do Piauí Shopping Center nos dias 4 e 5 de junho, Maria Santana destaca que a expectativa de que o público compareça, “para nossa felicidade e esperança é que há um grande número de crianças querendo participar dos nossos eventos voltados para o meio ambiente, e isso é uma esperança que nossas futuras gerações estão realmente preocupadas em cuidar da sua casa, cuidar da casa de todas e cuidar do meio ambiente”, disse a secretaria.

Maria Santana ao lado de Erasmo Albano falando aos participantes do passeio ciclístico

De acordo com Erasmo Albano, proprietário da loja Ômega Bike, o passeio ciclístico é uma parceria que já vem a quatro anos. Ele explica que esse é o quarto passeio ecológico que realiza em parceria com a Semam, e o segundo com a Maria Santana à frente da Secretaria de Meio Ambiente.

Erasmo Albano da loja Ômega Bike, parceiro da realização do IV Passeio Ciclístico

“Sempre recebemos o convite para a parceria e atendemos com todo prazer. O esporte sobre duas, a bicicleta no Brasil está despertando para essa pratica esportiva, mas no primeiro mundo é uma realidade em todo mundo, na Europa e Oceania há muitos anos o meio de transporte é a bicicleta. Nós temos uma loja de bicicletas a Ômega Bike a há cinco anos e faço essa trabalho toda semana e hoje vemos que desde as 6:30h já haviam ciclistas aqui para participar, é um esporte que desperta prazer em pedalar e trás benefícios infinitos para a saúde”, destaca Erasmo Albano.

VEJA AS IMAGENS DO V PASSEIO CICLÍSTICO