PALESTRA EDUCATIVA

Semam faz palestra educativa para jovens do Pelotão Mirim do Parque de Exposição

CCOM / domingo, 30 junho , 2019

Redação: Batista Pereira

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semam do Município, em parceria com o 4º Batalhão de Polícia Militar realizaram na manhã de ontem, 29/06 uma palestra educativa para as crianças e adolescentes da Fundação Pelotão Mirim com a temática “Lixo e As Medidas Para Evitar Focos da Dengue”. A palestra foi uma iniciativa da Semam com o objetivo de conscientizar os jovens, criando consciência, responsabilidade social e ambiental. A ação foi realizada no Centro Educacional Maria Gil de Medeiros no bairro Parque de Exposição.

Jovens do Pelotão Mirim recebendo conhecimento sobre manejo do lixo e como combater o mosquito transmissor da dengue

Aproximadamente 30 crianças participaram da palestra, ministrada pela educadora ambiental, Gabriela Rayssa que abordou temas como manuseio, reciclagem e descarte do lixo doméstico, o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti, transmissão, sintomas e tratamentos da dengue, bem como o que fazer para prevenir a proliferação da doença.

Gabriela Rayssa, educadora ambiental da Semam repassando informações na palestra aos jovens do Pelotão Mirim

Gabriela Rayssa falou da importância de estar trazendo conhecimento para as crianças que participam desse projeto e que elas serão multiplicadoras dessas orientações e que cada cidadão deve dar a sua contribuição. Ela disse que houve uma participação efetiva e muito proveitosa de todos eles.

A coordenadora do pelotão mirim, Valdirene Oliveira explicou que a ação foi importante para que todos eles entendessem sobre os cuidados com o lixo e as forma de combater o mosquito causador da dengue. Para ela, a palestra é uma forma de educá-los para que repassem o que aprendem no dia a dia e na convivência com os colegas do projeto.

Valdirene Oliveira, coordenadora do Pelotão Mirim diz que ação é positiva

A coordenadora informou que todas as crianças que são atendidas pelo projeto recebem orientações e conceitos sobre cidadania para que se sintam parte da sociedade.

Crianças participantes do Pelotão Mirim no Pq. de Exposição

Wender Gledison Alencar Silva, participa do projeto Pelotão Mirim e durante a palestra demonstrou atenção e interesse pelos temas abordados. Ele disse que é importante saber separar o lixo e guardá-lo no seu local adequado para evitar contaminação.

O Projeto Fundação Pelotão Mirim é uma iniciativa da Polícia Militar, através do 4º BPM, em parceria com várias entidades. O projeto tem por objetivo atender crianças de 6 a 14 anos, provenientes de famílias de baixa renda e em circunstâncias de vulnerabilidade social, visando a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Tenente George Sanches, presidente da Fundação Pelotão Mirim

O Tenente George Sanches, presidente da Fundação Pelotão Mirim avalia como importante a ação de conscientização e educação voltada para crianças do projeto, pois com atitudes simples, quando bem feitas surtem efeitos positivos e a temática do lixo e da dengue, tão presentes nos lares devem ser discutidas e combatidas, também pelas crianças.

Tenente Sanches na palestra aos comandados do Pelotão Mirim

O militar ainda disse que o projeto não cuida apenas da questão da disciplina e da educação, mas visa também ajudar esses jovens na construção de sua cidadania, repassar para ele que há valores maiores do que o material e é justamente isso que o programa tenta mostrar para eles.

VEJA MAIS IMAGENS DA PALESTRA