Incliusão

Novas carteiras do passe livre serão expedidas após adequações

CCOM / quarta-feira, 18 março , 2020

 

 

As carteiras que garantem o passe livre para idosos e deficientes em veículos coletivos de uso público, ainda não estão sendo expedidas por conta de adequações exigidas pelo novo decreto que as regulamenta. Segundo a coordenadora de Direitos Humanos de Picos, Jovana Cardoso, tais carteiras sofrerão adequações de caráter visual do portador.

“Tão logo esteja pronto o trabalho de adequação da logo marca da carteira, nós as estremos expedindo aos interessados na coordenadoria”, explica a gestora.

O decreto 17/2020, de 03 de fevereiro de 2020, regulamenta o benefício da gratuidade em transporte coletivo urbano para idoso e pessoas com algum tipo de deficiência.

O novo decreto trouxe consigo uma novidade: o passe livre para acompanhante. Segundo Jovana Cardoso, essa novidade é um avanço importante quando das características sociais das pessoas envolvidas.

“É uma avanço importante, já que existem idosos e deficientes os quais não conseguem se locomover sós. A partir de agora, o acompanhante terá o direito de estar presente com o idoso ou o deficiente de forma legal”, justifica a gestora.

Os interessados devem procurar a Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual no Centro Administrativo, localizado na Avenida Airton Sena, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

O novo passe livre tem caráter definitivo. O usuário o substituirá mediante necessidade. Confira abaixo o decreto e lei que regulamenta o passe livre:

 

Decreto 17-2020 Regulamenta a Lei Municipal 2843-2017 Passe Livre

Lei 2843-2017 Passe Livre