Inauguração

Prefeitura de Picos entrega nova UBS no bairro Émaús

CCOM / quarta-feira, 2 dezembro , 2020

Por: Daniel Holanda

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria Municipal de  Saúde realizou na manhã desta quarta- feira(02) a entrega oficial da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Emaús.

Inauguração Emaús

A nova unidade, que recebe o nome de “Waldson Antônio de Moura Santos ” foi inaugurada oficialmente em uma cerimônia rápida. Porém, a Ubs já estava atendendo a população desde  o mês  de setembro.

UBS Emaús

O prefeito De Picos, Padre Walmir, esteve presente na ocasião e falou da felicidade de está entregando mais uma obra para população de Picos. “ Minha felicidade maior é de estar no último ano, a menos de um mês para sair da administração da gestão entregando obras de tamanho importância. Meu sentimento é de gratidão e de dever cumprido”, destacou o gestor.

Prefeito Padre Walmir

A  nova UBS conta com uma estrutura, padrão II, critérios exigidos pelo Ministério da Saúde, padrão que comporta duas unidades de saúde em uma mesma estrutura. A estrutura física da UBS tem: duas salas odontológicas; uma sala de observação (para administração de medicamentos intravenosos); uma sala de reunião; farmácia (com medicamentos básicos); sala de procedimentos; inalação; consultórios médicos, enfermagem, ginecológicos, acolhimento, sala do NASF ( fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo); sala de vacina( vacinas do calendário básico) e marcação de exames.

“ É de imenso prazer e gratidão que a gente faz essa inauguração hoje. Então a gente fica imensamente grato e satisfeito porque a população se sente valorizada  e respeitada”, disse a secretária, Claudineya Barbosa.

Secretária, Claudineya Barbosa.

De acordo com a enfermeira, kelliane moura, Lá funciona duas UBS (Canto da Várzea I e II) e atende em média mais de 4000 mil pessoas. “Atendemos as comunidades de Aroeira do Matadouro, uma parte do Canto da Várzea, Emaús e uma parte do Belo Norte, em média mais de 4000 mil pessoas, juntando as duas equipes com tendência a aumentar, pois temos vários loteamentos com várias casas sendo construídas”, frisou a enfermeira.

“ Simplesmente a gente agradece. Foi um presente de Deus essa UBS para comunidade. É algo muito bom, maravilhoso, até porque a gente já tinha atendimento de excelência. As equipes da UBS são muito prestativas, desde do vigia que nos atente, as recepcionistas, as enfermeiras, os médicos. Todos são pessoas humanas, aqui se faz saúde com humanização”, comentou a morada da comunidade, Dark Cardoso.

Moradora da Comunidade, Dark Cardoso.

“ Essa UBS foi construída nos padrões do Ministério da Saúde  e é muito importante porque a gente vai oferecer um atendimento de qualidade em ambiente adequado aos os usuários do SUS”, ressaltou a Enfermeira, Mageany Barbosa.

Enfermeira, Mageany Barbosa

Participaram do evento, o prefeito municipal, Padre Walmir, a secretária de saúde, Claudyneia  Barbosa, vereadores, imprensa  e servidores da Secretaria de Saúde, além do futuro prefeito de Picos, Gil Paraibando.

Inauguração, Emaús

A unidade básica foi construída através de recursos do Ministério da Saúde.