Estratégias

Prefeitura de Picos anuncia estratégias para o município durante o período chuvoso  

As ações abrangem desde a conservação de ruas, ao aluguel social para famílias desabrigadas. 

/ CCOM / quinta-feira, 13 janeiro , 2022

 

A Prefeiturua de Picos, por meio da Secretara de Defesa Civil, anunciou as estratégias de prevenção durante o período chuvoso no município. Segundo o Secretário de Defesa Civil, João Araújo, as ações abrangem desde a conservação de ruas, ao aluguel social para famílias desabrigadas.

Nesse contexto, a Prefeitura mantém linhas de frente na reconstrução e reforma de vias públicas, à construção de escolas. São Ações que visam garantir o acesso dos usuários e também assegurar o direito do cidadão a uma vida digna.

 

Secretário João Araújo vistoria obras na Avenida Getúlio Vargas

 

“O prefeito Gil Marques de Medeiros disse que o ano de 2022, Picos seria um canteiro de obras. Iniciamos o ano trabalhando, buscando atender a população. Estamos de prontidão e precisamos da colaboração da sociedade, interagindo com a gente”, explica João Araújo, Secretário de Defesa Civil de Picos.

Prioridades

Entre as estratégias que visam garantir a integridade do cidadão, a Prefeitura de Picos, através da Defesa Civil local, está organizando etapas de trabalho a serem distribuídas pela cidade nesse período chuvoso.

As visitas nas áreas de risco, por exemplo, são ações que permitem fazer um resumo dos incidentes ocorridos pela cidade por força das chuvas. Nestes locais, a Secretaria de Defesa Civil, atua na desobstrução e reconstrução de galerias, tendo como um dos principais exemplos, a construção da galeria da Avenida Dep. Sá Urtiga.

“É uma obra tão sonhada obra, e que nestes próximos dias será concluída que vai ajudar Picos e região que circula nossa cidade”, comenta João Araújo.

 

Prefeito Gil Marques de Medeiros visita obras da galeria Dep. Sá Urtiga

 

O aluguel social, de acordo com João Araújo, será emitido às famílias afetadas nas áreas de risco, sobretudo após a constatação do sinistro ocorrido numa determinada residência, obedecendo critérios documentais.

“Quando nós chegarmos e encontrar uma casa com a estrutura danificada, nós vamos fazer a documentação para retirar o morador e ele vai para o bolsa-aluguel. Ele somente retornará quando a casa estiver em boas situações”, pontua.

A visitas nas áreas de risco estão sendo feitas juntamente com uma equipe de engenheiros e assistentes sociais do município, acompanhados pela equipe da Secretaria de Defesa Civil local.

Brigada Civil

O Secretário de Defesa Civil de Picos, também informou que está sendo elaborado projeto que visa instituir uma equipe de Brigada Civil para o município picoense. O objetivo, segundo o gestor, é auxiliar nas ações da Defesa Civil quando do combate a sinistros de qualquer natureza.

 

Secretário João Araújo vistoria obras na Avenida Getúlio Vargas

 

“Estamos elaborando o projeto para passar pela Câmara Municipal e conseguirmos uma Brigada para que a Defesa Civil esteja equipada para atendermos o nosso povo. Precisamos de nossa Brigada para que no período de seca, possa também ajudar a população no sentido de apagar fogo, evitando danos maiores”, anuncia João Araújo.

Escolas reformadas

João Araújo disse ainda que outra proposta iniciada, diz respeito às reformas e construção de escolas municipais. Segundo o gestor, são obras autorizadas pelo prefeito Gil Marques de Medeiros as quais estão em andamento.

 

Escolas reformadas

 

Entre as reformas, a criação de uma creche no antigo prédio da Secretaria de Cultura, na Praça Josino Ferreira, irá ampliar a oferta de vagas do ensino infantil no município.

“Lá, será a creche modelo do nosso município. A reforma já foi  autorizada pelo prefeito e já foi iniciada”, comenta.