Zona Azul

Secretário de Trânsito, Cristiano Portela, esclarece questões relacionadas a Zona Azul

Atualmente 7 ruas e avenidas da cidade de Picos estão sendo abarcadas pela Zona Azul.

Secretário de Trânsito, Cristiano Portela (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / quinta-feira, 16 fevereiro , 2023

Por: Maria Ivonete

Reafirmando mais uma vez o compromisso com a transparência de informações para com a população, o Secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos, Cristiano Portela, esclareceu algumas questões relacionadas a Zona Azul no município, durante entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (16).

De acordo com o Secretário de Trânsito, Cristiano Portela a zona azul está funcionando nas ruas que constam no decreto divulgado pela Prefeitura.

Veja o Decreto na íntegra!

DECRETO-06-2022-ZONA-AZUL

“Foi baixado um Decreto que consta que algumas ruas da cidade, deve ser cobrado a Zona Azul, então, gostaria de pedir para os condutores ficarem atentos a essas áreas de pagamento da Zona Azul, pois, o não cumprimento da zona azul pode ocasionar em multa, e infelizmente essas multas não são baratas. Atualmente contamos com 7 vias que fazem parte da Zona Azul, são elas: Avenida Getúlio Vargas; Coelho Rodrigues; Rua São José; Santo Antônio; Cel. Francisco Santos; Cel. Luiz Santos e entorno das praças Josino Ferreira e Félix Pacheco”, explicou o Secretário.

Cristiano Portela destaca que em breve serão desenvolvidas campanhas e panfletagens para alertar ainda mais os condutores sobre os locais de cobrança da zona azul.

“Nós temos 7 pontos fixos distribuídos na cidade para tirar dúvidas dos condutores, então, pedimos para a população para que eles procurem esses locais, onde nossos monitores estão. Em breve também realizaremos campanhas e panfletagens mostrando esses locais, e alertando esses condutores sobre as normas da Zona Azul”, frisou.

Segundo o Secretário o Decreto que regulamenta a Zona Azul ajuda na reorganização do trânsito de Picos, principalmente nas áreas do Centro, onde o fluxo de motoristas é maior. Com a implantação da Zona Azul além da fiscalização de veículos, a prática trará mais dinamicidade e rotatividade nos espaços de estacionamentos públicos, pois a cada duas horas os veículos terão essa rotatividade.

“Essa Lei é posterior a nossa gestão, ela é de 2014, então, quando realizamos a regulamentação, até diminuímos o tamanho da área, pois nós entendemos que nosso problema com estacionamento é ali no Centro, local onde é mais movimentado. E destaco que já recebemos informações de alguns condutores que dizem que a rotatividade do trânsito já melhorou bastante devido a Zona Azul”, contou.

Cristiano Portela explica também como deve ser realizado o pagamento da Zona Azul. “Quando uma pessoa estaciona o carro e chega tem a notificação da Zona Azul, ela pode se dirigir ao monitor responsável pela área e ali mesmo ele pode realizar o pagamento. O pagamento deve ser realizado via Pix ou Cartão. Estamos tentando implementar o QR Code no próprio bilhete para que as pessoas não precisem se deslocar até ninguém”, disse.

ENTREGA DE CARRO PARA A STTRAM

Na última terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Picos entregou um carro para a Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade. O Veículo foi adquirido através de recursos próprios da STTRAM, por meio do dinheiro oriundo da zona azul.

Prefeito Gil Paraibano realizou a entrega de veículo para a Secretaria de Trânsito nesta semana (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O Secretario de Trânsito, Cristiano Portela falou sobre o compromisso que a gestão tem em devolver em forma de melhorias para a sociedade, os impostos que são contribuídos pela população.   “O Prefeito Gil Paraibano e nós como gestores a frente da Secretaria de Trânsito, prezamos pelo princípio de que o imposto pago pelo cidadão, deve ser investindo na população. Estamos fazendo novos projetos para melhoria da nossa sinalização e aquisição de novas motocicletas e tudo isso será oriundo dos impostos pagos”, pontuou.

Acompanhe a entrevista na íntegra!