Semana da Saúde Mental

Semana da Saúde Mental: Secretaria de Saúde realiza ações voltadas ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

As atividades foram desenvolvidas em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Roda de conversa na UBS do bairro Pedrinhas (Foto: Arquivo pessoal)

/ CCOM / segunda-feira, 20 maio , 2024

Por: Milene Silva

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas e universidades, realizou, durante os dias 14 a 17 de maio, ações de mobilização social voltadas ao dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Roda de conversa na UBS o bairro Pedrinhas (Foto: Arquivo Pessoal)

Este ano, o tema foi Do Rio Guaribas ao Mar: Navegamos juntos pela diversidade e o cuidado em liberdade triunfar.  A organização das atividades ficou a cargo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como objetivo promover a conscientização sobre a saúde mental e fortalecer a luta contra o estigma e a exclusão social.

Confira como foi a programação da Semana da Saúde Mental!

14/05/2024 – Foram realizadas no CAPS AD II palestras com Assistentes Sociais, equipe do CAPS AD II e com o Advogado da Saúde, Murilo Barbosa e contou com a participação de usuários e seus familiares. O momento reforçou a importância do apoio mútuo das famílias e da comunidade na promoção do cuidado em liberdade.

15/05/2024 – Aconteceu uma Roda de Conversa, onde foram discutidos temas como Cárceres Privados e Violação dos Direitos dos Usuários em Cárcere Privado. Realizada na UBS do bairro Pedrinhas, teve como objetivo políticas de proteção e garantia de direitos para vulneráveis. O público-alvo foram profissionais CAPS II, UBS Pedrinhas, CREAS, e familiares de usuários do CAPS AD II.

16/05/2024 – Foi realizada no Centro Educacional Profissionalizante Petrônio Portela, mais conhecido como PREMEM, uma exposição sobre a experiência pré e pós-adoecimento psíquico, apresentadas por usuários do CAPS, visando destacar a relevância do tratamento, da adesão e do apoio familiar durante o processo de recuperação. O público presente contou com alunos e professores da escola, profissionais do CAPS II e CAPS AD II, além de usuários dos serviços dos órgãos presentes.

17/05/2024 – Os profissionais do CAPS II, levaram usuários dos serviços para fazerem um passeio na Água Mineral Manaíra, na cidade de Dom Expedito Lopes. Essa iniciativa, visou promover a integração dos usuários na sociedade, combatendo o isolamento social.

Visita à fabrica de água mineral Manaíra promovida pelo CAPS II (Foto: Arquivo pessoal)

As ações realizadas durante a Semana da Saúde Mental foram fundamentais para promover a luta Antimanicomial e a conscientização sobre a importância do cuidado em liberdade. A participação ativa de diferentes setores da sociedade, demonstrou a força da mobilização social na construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.

Roda de conversa com estudantes (Foto: Arquivo pessoal)

Ações como essas, ressaltam o empenho da atual gestão municipal em promover essas iniciativas, evidenciando seu compromisso com políticas públicas que possam garantir cuidado adequado e direitos às pessoas com transtornos mentais.

Veja mais fotos abaixo!