ÓRGÃO CONSULTIVO

Secretário de Obras assume presidência do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano

Paralelo a posse, o CMCDU realizou a primeira reunião do ano de 2025 que foi focada nas ações realizadas por diversos órgãos após a enxurrada que alagou várias partes da cidade de Picos, no último dia 14 de janeiro

Marlon Bezerra disse que espera fazer um bom trabalho à frente da entidade em parceria com todos os demais órgãos que compõem o Conselho.

/ CCOM / terça-feira, 25 fevereiro , 2025

Na manhã desta terça-feira (25), o secretário municipal de Obras, Habitação e Urbanismo de Picos, Marlon Bezerra, tomou posse como presidente do CMCDU (Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano).

A solenidade de posse aconteceu no Auditório da Inspetoria de Picos do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí), que fica localizada na a Avenida Anísio da Luz, no Bairro Ipueiras.

O Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano é um órgão consultivo da Secretaria de Obras que tem a responsabilidades de julgar determinados assuntos que lhe são apresentados.

Também fazem parte do CMCDU representantes das Secretarias Municipais, da Câmara de Vereadores, da Defesa Civil, da FAMCC (Federação das Associação de Moradores e Conselhos Comunitários), das Associações de Moradores, do Corpo de Bombeiros, do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), além de outros.

As reuniões dos membros do Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano são bimestrais e durante as mesmas são discutidos temas a exemplo de acessibilidade, infraestrutura da cidade e mobilidade.

O secretário de Obras, Marlon Bezerra, que ficará na presidência do CMCDU pelo período de dois anos, disse que espera fazer um bom trabalho à frente da entidade em parceria com todos os demais órgãos que compõem o Conselho.

“Quando a sociedade coopera o trabalho tende a ser mais fácil e assim conseguiremos visualizar e resolver os problemas de forma mais rápida”, pontuou.

Paralelo a posse, o Conselho Municipal da Cidade e Desenvolvimento Urbano realizou a primeira reunião do ano de 2025 que foi focada nas ações realizadas por diversos órgãos após a enxurrada que alagou várias partes da cidade de Picos, no último dia 14 de janeiro.

Nesse sentido os representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí falaram sobre os eventos meteorológicos ocorridos no município picoense, os representantes da Secretaria de Obras discorreram a respeito das ações realizadas e os do 3º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), sobre as ações da Operação Guaribas.

A primeira reunião do CMCDU foi encerrada com uma palestra do vereador e Engenheiro Civil, Francisco das Chagas, o Chaguinha, que abordou a respeito da infraestrutura de drenagem do município de Picos.

“A gente tem de fazer o levantamento do todo sistema de drenagem da nossa cidade, depois a elaboração de projetos para que a gente possa sanar essas deficiências e após sanar trabalhar a questão do reflorestamento das matas ciliares principalmente nas regiões de nascentes e também a conscientização da população para evitar desmatamento e queimadas e com isso a gente vai minimizar todos esses problemas que nós sofremos hoje para que no futuro não venham acontecer novamente”, finalizou.