COMBATE ÀS DROGAS

Solenidade marca abertura do I Simpósio Caminhos da Prevenção em Picos

Evento segue com programação voltada à conscientização e prevenção às drogas

/ SECOM / quinta-feira, 25 junho , 2026

Na manhã desta quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Picos sediou a abertura do I Simpósio Caminhos da Prevenção. A iniciativa, idealizada pela Coordenadoria de Combate às Drogas, reuniu representantes de movimentos sociais, estudantes, profissionais da área e a população em geral para discutir estratégias de prevenção ao uso de drogas.

Com atuação multidisciplinar, a Coordenadoria de Combate às Drogas de Picos desenvolve ações voltadas à prevenção, conscientização, tratamento e reinserção social de pessoas afetadas pelo uso de substâncias psicoativas. Nesse contexto, surgiu a proposta de promover o simpósio como um espaço de diálogo e construção de conhecimento.

“O mais importante que a gente sempre frisa é que a prevenção é o melhor caminho para se evitar o mundo das drogas. Então, é uma luta que a gente já trabalha há muitos anos, e agora é ampliando e amplificando mais ainda esse trabalho de prevenção na cidade de Picos, com a iniciativa da Coordenadoria, com a Prefeitura Municipal, com o apoio do nosso prefeito, Dr. Pablo Santos, que tem dado tanta importância a essa causa, e todos que fazem parte da gestão, aos vereadores e ao poder público”, destacou o coordenador de Combate às Drogas, Rômulo Neiva. 

Segundo o coordenador, o simpósio busca reunir conhecimentos científicos, filosóficos e experiências práticas para ampliar a compreensão da sociedade sobre a temática. Entre os convidados da programação está Adalberto Calmon, presidente da Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas e diretor da Fazenda da Esperança. 

Para Adalberto, iniciativas como essa contribuem para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da dependência química. 

“Se você olhar o problema da dependência química, cada vez está aumentando. Então, nós temos que trabalhar para construir políticas públicas que possam realmente criar ações para combater o uso e também combater o mal que acontece hoje na pessoa. Devemos dar alternativas de acolhimento, criar ações de prevenção, fazer pesquisas e diagnósticos nas cidades. Esse é o tema deste simpósio, Caminhos da Prevenção. Que caminhos Picos vai andar, vai percorrer, para ter uma cidade mais prevenida contra as drogas”, enfatizou. 

Durante a abertura, cerca de 70 alunos da Escola Municipal Professa Otília Neiva de Moura Santos, do 8º e 9º ano, participaram dos debates propostos. A ação buscou conscientizar os estudantes sobre os riscos associados ao uso de drogas e a importância da prevenção. 

“É de suma importância, ainda mais para esse nível de idade dos nossos alunos, participar de uma roda de conversa, de palestras, de orientações como essas. Nós estamos formando cidadãos e a Escola Municipal Otília Neiva se preocupa com isso também, com esse enfrentamento, com essa orientação, com esse debate”, afirmou o diretor da escola, Tiago Marques. 

A programação continua nesta sexta-feira (26), no Picoense Clube, com palestras, workshop e roda de conversa voltados para estudantes, profissionais e demais interessados na temática. As inscrições permanecem abertas, e os participantes receberão certificação de 8 horas. 

Programação – 26 de junho

09h – Acolhida e apresentação musical com a ACEDAC e o Grupo Esperança Viva (GEV)

10h – Palestra Jovem, com Rômulo de Picos e Carlos Lucas

11h – Sorteio de livros

12h – Intervalo para almoço

14h – Workshop sobre Saúde Mental, com a Dra. Fernanda Luma

16h – Roda de conversa com: Adalberto Calmon, Karina Sampaio, Maurício Bovo e Rômulo de Picos

17h30 – Palestra “Trajetória Vencedora”, com Rômulo de Picos, seguida de testemunhos