DIVERSIDADE

Música, brincadeiras de roda e interatividade predominam a palestra do professor Mafra

CCOM / sábado, 12 setembro , 2015

Palestrante Paulo Mafra companhado do músico João Paulo.

Palestrante Paulo Mafra companhado do músico João Paulo.

Dando continuidade ao ciclo de apresentações do terceiro Salão do Livro do Vale do Guaribas (SALIVAG), foi realizada na manhã desta sexta (11), a palestra do evento com o tema, “Educação Inclusiva e Diversidade Sexual no Vale do Guaribas”, conduzida pelo professor Paulo Mafra.

Com uma dinâmica diferente, muita música e brincadeiras de roda, o professor proporcionou maior interação entre os participantes e abordou a importância de trabalhar a valorização das diferenças culturais, religiosas e diversidades sexuais desde as séries iniciais. Para o professor, a educação inclusiva desfaz a ideia de individualismo imposta pela sociedade e promove o conceito de paz.

“A educação inclusiva aceita toda a diversidade de todas as diferenças humanas e a valorização dessas diferenças, de certa forma é a cultura de paz, a cultura da não violência, é o reconhecimento do diferente, é o reconhecimento do respeito que a gente deve ter na sociedade”, disse.

Quando cita as propostas a serem desenvolvidas para uma educação inclusiva, Paulo Mafra aponta a importância do trabalho de formação dos professores e também a formação continuada. O professor destaca ainda que a pós- graduação contribuirá para que os docentes possam “não só aprender a lidar na prática, na sala de aula, como também desenvolver pesquisa no campo da cultura, da diversidade racial, religiosa e também sexual, porque a violência sexual perpassa por todas essas demandas”, finalizou.