LENDAS

Lendas e estórias no SaliVAG

CCOM / sábado, 12 setembro , 2015

Arleni Portelada, jornalista e palestrante.

Relatos que marcaram a infância de grande parte dos piauienses, lendas que fazem parte da nossa memória, assim foi a palestra da escritora Arleni Portelada durante o III Salão de Livro do Vale do Guaribas- SaliVAG, Ano: Professor José Bispo.

As estórias do livro “Lendas do Piauí”, temática abordada pela autora no evento, instigou a imaginação de jovens e adultos que reviveram os causos relatados de pais para filhos sobre a história do povo e da região nordeste.

Para o professor Gilberto José de Brito, a palestra da piauiense radicada em Fortaleza foi de grande importância para o SaliVAG. “Tivemos a oportunidade de conhecer várias lendas do nosso estado e duas especificamente da cidade de Picos, Fogo de Ladeira e Porca Jaú. A contribuição da referida jornalista à região se faz inquestionável porque através dos educadores, estudantes e gestores tornará essas lendas conhecidas e divulgadas na região.”

Público rememora estórias de infância.

A escritora destaca como se deu a pesquisa, a partir Programa de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – PRODART. “Algumas lendas tinham duas linhas de informação. Nessas, eu redobrei o trabalho, visitei municípios, conversei com pessoas antigas, pesquisava em internet e esse é o único livro com tamanha quantidade de lendas”.

O livro “Lendas Piauienses” também aborda a pré-história, cultura, geografia, riquezas naturais, turismo, religiosidade, entre outros temas. A obra se torna uma fonte rica de pesquisa para uso em sala de aula.

A autora, Arlene Portelada, piauiense natural de Teresina, foi instigada pelo irmão, o artista plástico Mestre Portelada, a iniciar a investigação que durou 10 anos. A obra reúne 68 lendas extraídas do imaginário popular do povo piauiense.

Arleni Portelada parabenizou o prefeito, Pe. Walmir Lima, pela ousadia em realizar um evento importante para a educação e cultura de Picos e região.