CONSELHO DO IDOSO

Conferência discutiu os desafios do envelhecimento da pessoa idosa

CCOM / quinta-feira, 25 abril , 2019

Por: Batista Pereira

Com o tema “os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a III Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi concluída hoje (25) no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão – CIAC no Piauí Shopping Center. O encontro, distribuído em dois dias, foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Zacarias Teixeira, e teve a finalidade de debater e votar proposições e sugestões sobre políticas públicas para a pessoa idosa, que serão encaminhadas ao conselho estadual.

Ainda na quarta-feira, 24, a abertura do evento foi marcada pela palestra “O Controle Social e os Direitos da Pessoa Idosa”, ministrada pelo Doutor Pascoal Gomes Costa Neto.

O segundo dia da conferência, às 08:00h, conforme a programação, iniciou com a Leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Em seguida, aconteceu a palestra “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, apresentada por Anfrísio de Moura Neto, Vice-Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI).

Ele destacou que não há a mínima condição de envelhecer no século 21 sem trabalhar a questão da modernização, trabalhar a família, que nos tempos de hoje é a vilã da pessoa idosa, a organização e a parte educativa para que essa família assuma a responsabilidade com a pessoa idosa e isso é fundamental, pois isso é o seu papel.

O conselheiro disse que nos tempos atuais, a pessoa idosa é o sustentáculo da família, cerca de 54% das famílias brasileiras são sustentadas pela renda do idoso (a) e se a gente agir de violência para com essa pessoa, causa uma vulnerabilidade e a tendência é de queda do sistema financeiro do país.

Conferência do Idoso discutiu políticas públicas

– Só no município de Picos, circulou cerca de 25 milhões de reais em 2018, enquanto que os recursos gerados pela pessoa idosa, oriundos da previdência social ficou em torno de 484 milhões de reais, dando o status à Picos de segundo maior arrecadador de tributos no Estado, graças às aposentadorias e pensões de pessoas idosas. Então nós queremos manter esses números por isso a importância de lutar pelas políticas públicas da pessoa idosa – afirmou Anfrísio Neto.

Na conferência foram apresentados e debatidos em grupos os 4 eixos temáticos:

I – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV – Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O produtor cultural, Ted Rap defendeu uma sugestão do Grupo I, que foi a questão da construção de políticas públicas voltadas pra os direitos fundamentais.

– No nosso grupo foram elencados vários problemas que eles enfrentam diariamente nos diversos bairros na cidade como a possibilidade de aumentar o número de unidades básicas de saúde (UBS), academias de saúde com profissionais direcionados para a pessoa idosa -, disse Ted Rap.

Grupo discutindo a temática da conferência

Zacarias Teixeira avaliou o evento de forma positiva e que o objetivo alcançado se deu graças ao empenho e a dedicação de cada pessoa envolvida na temática e na construção de um conselho atuante e encorajado em lutar pela possa idosa de nosso Município.

Na ocasião, foi realizada a eleição dos delegados estaduais que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, onde as representantes serão:

– Governamental:

1ª titular – Teresinha Odete Rodrigues Valério

2ª titular – Karina Lima do Bonfim

(Suplente) Clésia Sousa da Silva Belo

– Não Governamental:

1ª titular – Rosa Araujo Soares Correia e Oliveira

2ª titular – Maria do Carmo Meneses de Aquino

(Suplente) Benedita Alves de sousa

*NOTA: Os representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa são natos e ainda terão seus nomes indicados pelo referido conselho posteriormente.