Casamento coletivo

Data do Casamento Coletivo depende de Justiça Itinerante

CCOM / terça-feira, 13 novembro , 2018

O casamento coletivo de Picos ainda não tem data para acontecer. Segundo informações do assessor técnico da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, Edmar Ferreira, o entrave ocorre por conta da agenda da Justiça Itinerante.

Jovana ardoso – Coordenadora de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual.

“A coordenadoria continua recebendo os cadastros de pessoas interessadas em participar do casamento coletivo. No entanto, ainda não temos uma previsão de data porque a Justiça Itinerante não nos passou uma data específica. Esperávamos que acontecesse logo após as eleições gerais. Infelizmente não tivemos retorno, mas continuamos em contato esperando uma resposta”, assegura Edmar Ferreira.

De acordo com o assessor técnico, pelo menos 200 cadastros, casais, já foram atualizados junto ao órgão no intuito de participarem da cerimônia de casamento. A expectativa é que a Prefeitura de Picos realize grande evento reunindo a sociedade local. A ideia, segundo Edmar Ferreira, é que o evento aconteça em local que possa reunir maior número de pessoas, a exemplo do realizado em 2016 no Estádio Municipal Helvídio Nunes.

“O casamento é da ossada da Justiça Itinerante. Nós apenas organizamos os cadastros. Quando eles nos passarem as datas, iremos contatar todos os casais cadastrados informando o cartório, para que eles levem documentos necessários”, informa.

Para fazer o cadastro, o interessado deve apenas apresentar documentos pessoais como RG, CPF, além de inscrever o nome de um dos cônjuges, endereço e telefone de contato na própria sede da coordenadoria em questão, localizada no Centro Administrativo de Picos. Após tal procedimento, o casal será encaminhado ao cartório com documentação em mãos, onde os trâmites legais serão efetivados.

O projeto é uma realização da Prefeitura de Picos, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Livre Orientação Sexual, em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí, por meio da Justiça Itinerante.

O evento foi realizado pela primeira vez ainda em 2016 e contou na época com 100 casais. A cerimônia aconteceu no Estádio Municipal Helvídio Nunes.

Para o prefeito Pe. Walmir Lima, o evento pretende auxiliar pessoas que queiram casar-se de forma oficial sem custos, além da questão social.

“Estamos tentando construir cidadania pela inclusão social. Esse é um momento em que a prefeitura contribui para que essas famílias usufruam dos benefícios assegurados pela lei aos casais que optam pela união civil”, comenta.

Aos interessados, mais informações pelo telefone – (89) 3421-0065.