Passe Livre

Decreto regulamenta Passe Livre Municipal para idosos e pessoas com deficiência

CCOM / segunda-feira, 16 março , 2020

Por: Kelly Lorenna

O decreto 17/2020, de 03 de fevereiro de 2020, regulamenta o benefício da gratuidade nos veículos do sistema de transporte coletivo urbano para pessoas com idade entre 60 e 65 anos e renda mensal individual até dois salários mínimos, e para pessoas com deficiência, independente da renda.

Segundo a Coordenadora Municipal de Direitos Humanos, Jovanna Cardoso, será feito um recadastramento, pois o antigo não terá mais validade.

Coordenadora de Direitos Humanos, Jovanna Cardoso.

“Através desse decreto foi regulamentado as pessoas que realmente têm direito ao uso do passe e de que forma vão ter acesso a ele, com todos as exigências que a lei federal, estadual e municipal dizem e esses critérios precisam ser seguidos”, destaca.

O decreto agora prevê também o passe livre para o acompanhante, pois alguns idosos e deficientes não podem se locomover sozinhos.

“O benefício é que a pessoa passará a ter o passe livre legal, chancelado pelo município sem o risco de ser barrado quando for adentrar aos transportes coletivos para fazer suas viagens”, explica.

O novo passe será definitivo, mas terá prazo de validade e o usuário fará somente a troca quando for necessário.

Decreto 17-2020 Regulamenta a Lei Municipal 2843-2017 Passe Livre

Lei 2843-2017 Passe Livre