Dia Internacional da Mulher

Grupo de mulheres faz ato público em alusão ao Dia da Mulher

CCOM / domingo, 8 março , 2020

Roberto Oliveira

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, um grupo de mulheres, liderado pela Coordenadoria da Mulher de Picos e o Movimento das Pequenas Agricultoras, fizeram ato público no mercado público do Junco.

Ato público

A manifestação integra os eventos realizados durante a Semana da Mulher do município picoense. A iniciativa ocorre em conjunto com a Prefeitura de Picos e a Coordenadoria dos Direitos da Mulher.

Combate á violência contra a mulher

“É mais um dia de luta. Oitenta por cento dessa jornada, é em combate à violência contra a mulher, é em combate à perda de direitos. Sem a mulher não existe democracia. Estamos aqui para dizer ainda que não pode existir diferenças entre homem e mulher”, comenta a coordenadora da mulher, Maria José do Nascimento.

Combate á violência contra a mulher

Para Sônia Costa, coordenadora do Movimento da Pequenas Agricultoras de Picos, a importância do manifestação se deve em face à perda de direitos que envolvem o público feminino, sobretudo das mulheres campesinas, ou seja, do campo.

“Nossa luta é permanente e necessária para que nossos direitos não venham de água a baixo. Portanto, hoje nós não comemoramos somente o dia da mulher, mas a representação do dia de muita luta por nossos direitos”, avalia.

Semana da Mulher

Durante esta semana, foram realizados atos em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Os eventos tiveram início no dia ontem, 7, na Câmara Municipal de Picos, com uma audiência pública, onde um grupo de mulheres foi homenageado, além da discussão em torno de políticas voltadas para esse público.

Dia de luta por direitos

Em seguida, às 19hs, aconteceu uma gincana popular na Praça Josino Ferreira com o tema “Mulher e as Leis de Proteção”.

Hoje, as manifestações tiveram início a partir das 7hs no mercado púbico do Junco. Lá, grupo de mulheres do MPA e outros, fizeram passeata para conscientizar a sociedade acerca da luta por direitos voltados para o público feminino.

Dia de luta por direitos

Durante o dia, os grupos farão formação sobre a Reforma da Previdência e discussão sobre violência contra mulher na Escola Maria Gil, no Parque de Exposição. À noite, haverá uma missa em ação de graças ao Dia Internacional da Mulher, na catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Dia de luta por direitos

Ao final, amanhã, dia 9, acontecerá ato público a partir da 7hs na passarela do primeiro balão, bairro Bomba, fechando o calendário de ações da Semana da Mulher em Picos.