Caminhada

Prefeitura apoia caminhada realizada pela União Umbandista de Picos em comemoração ao Dia dos Pretos Velhos

A concentração ocorreu em frente a Igrejinha Sagrado Coração de Jesus e seguiram em caminhada até a Praça Josino Ferreira.

Caminhada em alusão ao Dia dos Pretos Velhos, realizada pela União Umbandista de Picos, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / sexta-feira, 13 maio , 2022

No dia 13 de maio, na Umbanda é comemorado o Dia dos Pretos Velhos, nesta data, também é celebrado o Dia Abolição da Escravidão. Com isso, na tarde desta sexta-feira (13), a União Umbandista de Picos, realizou uma caminhada para celebrar esta data. O ato contou com o apoio da Prefeitura de Picos, através da Coordenadoria da Juventude e Direitos Humanos.

A Presidente da Umbanda de Picos, conhecida por Mãe Jandira, falou acerca da importância dessa atividade. “Hoje é comemorado o Dia dos Pretos Velhos, que a gente chama, mas na verdade é o dia da libertação dos escravos, e é um dia muito importante para a Umbanda de Picos, porque hoje temos a oportunidade de mostrar a Umbanda como verdadeiramente é, e temos também a oportunidade de termos em Picos, a Lei que foi sancionada no dia 03 de março de 2014, o que a gente ver como reconhecimento da Umbanda de Picos, então para nós, hoje é um grande dia”, afirmou Mãe Jandira.

Presidente da Umbanda de Picos, Mâe Jandira, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O Coordenador da Juventude e Direitos Humanos de Picos, Matusalém Almeida, ressaltou a importância do apoio público em atividades como essa. “É sempre importante ressaltarmos que a Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, e tem toda uma cultura no país da religião, e é muito importante que o setor público possa dar assistência para essas religiões, pois além questão da religião, é a cultura brasileira que está ali inserida e a luta diária contra o preconceito, por isso é necessário darmos uma atenção especial para as religiões de matriz africana”, ressaltou o coordenador.

Coordenador da Juventude e Direitos Humanos, (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A atividade encerrou na Praça Josino Ferreira com apresentações de danças.

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!