Umbanda

Prefeitura de Picos apoia a realização do 1° Encontro de Casas de Umbanda do município

O evento aconteceu na Praça Felix Pacheco e contou com a presença de vários representantes de casas de umbanda de Picos.

/ CCOM / terça-feira, 16 novembro , 2021

Em comemoração ao Dia Nacional da Umbanda, celebrado no dia 15 de novembro, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Coordenadoria de Juventude, Direitos Humanos e Diversidade, idealizou juntamente com a Tenda Umbandista São João Batista, o 1° Encontro de Casas de Umbandas de Picos. O evento foi realizado na noite da última segunda-feira (15) na Praça Félix Pacheco, no Centro de Picos

Um dos representantes da Tenda Umbandista São João Batista, Anderson Leal, que faz parte da organização do evento, falou sobre a importância da ação para diminuir o preconceito sobre as Casas de Umbanda, e destacou que o apoio da Prefeitura traz uma sensação de segurança para as pessoas participarem.

“Esse evento tem uma grande importância histórica, pois é o pontapé inicial para integrar os terreiros de umbanda. Com isso, tentamos conseguir desmascarar tantas informações erradas que a população tem a respeito da Umbanda, é difícil, mas a gente acredita que com essa nova geração de umbandistas, que são, pessoas de Faculdade, possam conseguir dialogar melhor com o público, e isso é o caminho para nos fortalecer o diálogo, usando momentos como esses na Praça para tirarem esse véu de preconceito. O apoio da Prefeitura é muito importante, pois tendo o apoio dos nossos governantes, as pessoas se sentem mais seguras para estarem presentes nesses eventos que estamos coordenando”, Explicou Anderson Leal.

Representante da Tenda Umbandista São João Batista, Anderson Leal (Foto: Isael Pereira)

O Coordenador da Juventude, Matusalém Almeida, falou sobre como ocorreu esse apoio da Prefeitura e da Coordenadoria da Juventude para a realização do evento, e falou sobre ações futuras que serão realizadas em prol das Casas de Umbanda de Picos.

“A Coordenação da Juventude, Direitos Humanos e Diversidade, quando procurada pela Tenda São João Batista para realização deste evento, se prontificou principalmente na parte da logística, com o material que eles precisavam para de fato realizar o evento. Como podemos ver é um evento grandioso que trouxe a população para reconhecer os valores da religião Umbandista. Nós estamos implementando um cadastro a partir do mês de dezembro para todas as Tendas ou Terreiros Umbandistas, com intuito de fazer o cadastramento para que as politicas públicas do Estado possam ser implantadas no nosso município, isso é graças a boa relação que a gestão do Prefeito Gil Paraibano mantém com a Secretaria de Assistência Social, Trabalhos e Direitos Humanos do Estado (SASC)”, destacou o Coordenador.

Coordenador da Juventude, Matusalém Almeida (Foto: Isael Pereira)

Na oportunidade, o Pai Flávio de Ogum, Gerente de Intolerância Religiosa da SASC, falou sobre a satisfação de ver um evento como esse sendo realizado como ferramenta para o combate a intolerância religiosa. “Nós sentimos na pele a necessidade de termos momentos como este, de ter o Dia 15 de novembro que representa justamente a luta, mesmo vivenciando essa luta todos os dias, mas nós precisamos desse dia para que possamos nos juntar e vestir nossa camisa, para que seja levado o nome da nossa religião, porque é inadmissível que em pleno século XXI, exista ainda casos de intolerância religiosa” contou Flávio.

Pai Flávio de Ogum, Gerente de Intolerância Religiosa da SASC (Foto: Isael Pereira)

O Pai Flávio de Ogum finalizou destacando que a participação do poder público nessas ações é importante porque é uma forma de reconhecimento. “A participação do poder público neste momento é de ideal importância, porque facilita e tem o reconhecimento, não só pela colaboração de logística, mas também pelo reconhecimento, a partir do momento que o poder público participar de uma ação dessas, o movimento é válido e passa a ser mais visto pelos cidadãos”, finalizou Flávio.

Além de proporcionar inúmeros debates sobre a importância de acabar com o preconceito acerca dessa religião, o evento proporcionou um momento integrativo com as manifestações religiosas da umbanda, na ocasião, todos os presentes foram convidados a participarem.

Gerente de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Assunção Aguiar (Foto: Isael Pereira)

O evento além de ter contado com a participação de várias Casas de Umbanda de Picos e cidades circunvizinhas, ainda contou com a participação de outras autoridades políticas e representativas da causa, como Assunção Aguiar -Gerente de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Isabel da Silva – Coordenadora Territorial da Superintendência de Direitos Humanos da SASC, Tássio Luz –  Secretário de Esportes e Lazer, Yara Moura – Procuradora da Prefeitura Municipal de Picos e representante da OAB Subseção de Picos, além de outros participantes.

Veja mais imagens!

Acompanhe entrevistas na íntegra!