Roda de Conversa.

Coordenadoria da Juventude promove roda de conversa sobre o Setembro Amarelo com alunos do Cursinho Municipal

O bate papo contou com a colaboração de profissionais da educação física, nutrição e psicologia.

/ CCOM / quinta-feira, 30 setembro , 2021

A Coordenadoria da Juventude do Município de Picos, promoveu na noite desta quarta-feira (29), uma roda de conversa voltada para os alunos do Cursinho Municipal Professor José Bispo, o evento aconteceu no Auditório do PREMEN. Na ocasião, a roda de conversa abordou sobre a temática do Setembro Amarelo, relacionada com a valorização da vida e os cuidados com a saúde mental.

Durante o bate papo, profissionais como a educadora física, Ananda Saara, a nutricionista, Marsamy Said e a psicóloga, Ilka Marquis, proferiram falas sobre a importância das atividades físicas, alimentação e cuidados com a saúde mental voltadas para o bem-estar do corpo humano.

Profissionais palestraram durante a roda de conversa (Foto: Isael Pereira)

O Coordenador Municipal da Juventude, Matusalém Almeida, conta que esta ação é muito especial, pois com a presença destes profissionais discutindo sobre a Campanha do Setembro Amarelo, voltado para os alunos do cursinho, os benefícios se tornam grandiosos, justamente por os mesmos estarem próximos a realizarem as provas do ENEM.

“É um momento voltado para conversarmos e darmos atenção. No Brasil cerca de 32 casos de suicídio são registrados por dia e cerca de 12 mil por ano. Trouxemos esse debate para os nossos alunos, para eles verem a importância de falar e se pronunciar nos momentos difíceis, como os de depressão e ansiedade. A participação dos alunos foi muito boa e tiveram a coragem de se expor, onde muitas vezes a pessoa sofre calada, passando por momentos difíceis. Esse é o verdadeiro sentido dessas palestras, fazer com que as pessoas não se calem e se pronunciem, diante de casos de ansiedade e depressão”, disse o Coordenador.

Matusalém Almeida, Coordenador da Juventude (Foto: Isael Pereira)

Na ocasião, os alunos do Cursinho Municipal participaram assiduamente do bate papo. Rayna Barros é uma das alunas do cursinho, para ela, a realização dessa roda de conversa é primordial, justamente por se tratar do período que vivenciamos com a pandemia e poucos meses que antecedem a realização das provas do ENEM.

“Contei experiências próprias, coisas que vivi em mim mesma, tenho cicatrizes até hoje, mas que eu enfrento como uma superação muito boa, são coisas que a cada dia que passa, só me fortalecem, e faz com que eu seja referência para outras pessoas. O que eu sempre carrego comigo é que devemos fazer as pessoas sorrirem sempre, independente da dor em que você esteja. Essas ações são importantes não só no Setembro Amarelo, mas como também durante todo o ano, sendo levada não só para os jovens, como também para todas as idades”, finalizou a aluna.

Rayna Barros, aluna do Cursinho Professor José Bispo (Foto: Isael Pereira)

Também participaram da roda de conversa e trouxeram contribuições significativas para a ação, a Vice-prefeita de Picos, Xandú Néri, Secretário de Saúde, Aldo Gil, Presidente da Câmara de Vereadores, Chaguinha, Vereadora, Dalva Mocó e Secretário de Esportes, Tássio Luz.

Vice-prefeita, Vereadores e Secretários, trouxeram contribuições significativas para o bate papo (Foto: Isael Pereira)

Veja mais fotos!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!