Carros antigos

Picos será sede do Primeiro Encontro de Carros Antigos

CCOM / sexta-feira, 1 fevereiro , 2019

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará entre os dias 15 e 16 deste mês, o Primeiro Encontro de Carros Antigos da cidade. Até o momento, já foram confirmados pelo menos 20 veículos do Clube de Carros Antigos de Teresina, além de veículos antigos de colecionadores locais.

O espaço para que o evento aconteça será o estacionamento do Piauí Shopping.

“O  encontro fora elaborado ainda no ano passado e  agora será colocado em prática. Temos em Picos, o Clube do Carro Antigo, Clube do Fusca, Clube da Rural. Todos esses clubes estão sendo envolvidos no encontro”, comenta Iata Rodrigues, secretário de cultura local.

A proposta é receber veículos antigos de Picos e sua grande região, além de participantes vindos de Teresina e todo interior do estado piauiense. Iata Rodrigues explica que o evento, com formato de exposição, será de fato uma grande feira automobilística.

“Nós, enquanto gestores, iremos disponibilizar toda a estrutura para que os participantes, tanto os colecionadores, empresários do ramo, quanto a própria população, possam aproveitar efetivamente o evento”, comenta.

O espaço onde o evento acontecerá será o estacionamento do Piauí Shopping.  Iata Rodrigues sustenta que o referido local comporta um evento dessa magnitude e que, segundo ele, é o único local que oferece real segurança para a realização de um evento capaz de reunir toda a sociedade picoense e envolvidos de outros locais do estado.

A preocupação com a segurança envolve não somente os visitantes, mas também o resguardo dos veículos, os quais, revela o secretário, “são carros antigos muito valiosos. São carros dos anos 60, 70 e 80. Portanto, são carros de estimação e seus donos exigem muita segurança para que seus veículos sejam guardados em local seguro”, relata.

O evento também contará com novidades tecnológicas, já que estão sendo desenvolvido por alunos do curso de informática do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus de Picos, óculos virtuais para que os visitantes possam participar de campeonatos virtuais (com veículos), que serão realizados ao longo do evento. Também está sendo ventilada a ideia de um campeonato de Kart na pista existente no referido shopping. A intenção por trás dos eventos dentro do encontro de carros antigos, explica o secretário, seria engajar o público piconese.

“É fazer com que as pessoas se envolvam e participem de fato. Diz o ditado que o ‘carro é uma paixão nacional’. Então, estamos pensado nisso e esperamos que a sociedade local participe”, analisa.

A intenção do secretário Iata Rodrigues é que o Primeiro Encontro de Carros Antigos de Picos possa ser inserido no calendário de eventos anuais da cidade.