ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Prefeitura de Picos realiza extensão da rede e implantação de iluminação pública em Aroeira do Matadouro

CCOM / segunda-feira, 29 julho , 2019

Por: Batista Pereira

A Prefeitura de Picos está realizando a extensão da rede e implantação de iluminação pública no trecho que compreende a Avenida Severo Eulálio (início da Rodovia Estadual PI 379) ao bairro Aroeira do Matadouro, nas proximidades do Posto São Francisco (Piscina do Chicuta).

Equipes do FUMIP realizando a extensão da rede e implementação da iluminação pública na via de acesso ao bairro Aroeira do Matadouro

A obra irá beneficiar cerca de seis mil pessoas que utilizam aquele logradouro diariamente, haja vista, a rodovia liga várias comunidades, inclusive o vizinho município de Aroeiras do Itaim, e é executada e custeada pelo Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP).

O prefeito Padre Walmir reafirmou a importância da iluminação pública para a qualidade de vida das comunidades de Aroeira do Matadouro, Tapera, Retiro, Torrões e outras.

Prefeito de Picos, Padre Walmir Lima

“É de fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico dessas comunidades, pois estes serviços constituem em um dos vetores importantes para a segurança pública do município, no que se refere ao tráfego de veículos e de pedestres e a prevenção da criminalidade. Além disso, valoriza e ajuda a preservar o patrimônio público e propicia a utilização noturna de atividades como lazer e comércio”, comemora o chefe do Poder Executivo Municipal.

De acordo com Rangel Kennedy, gestor do FUMIP, a execução da obra havia parado por conta da falta de material, porém na última semana o serviço voltou à ativa e está próximo do seu término.

Rangel Kennedy, coordenador do Fundo Municipal de Iluminação Pública – FUMIP

“A gente retornou para a obra agora nessa semana, depois de fazer uma pequena pausa, tanto para a chegada de materiais, quanto para a tender outras demandas, e já iniciamos a parte de colocação dos cabos elétricos e vamos iniciar a colocação de luminárias nos postes”, disse.

Com a implantação das luminárias, ele explica que “são 60 postes, mas nem todos terão luminárias, sendo num total de 54, pois esses postes alguns tem a função de sustentação e não podem ter luminárias, faltando ainda a conclusão dos serviços que são executados pela empresa concessionária de energia elétrica do Estado do Piauí e ela tem um prazo de 120 dias para fazerem o serviço solicitado pela Prefeitura de Picos, que é a implantação dos transformadores de energia elétrica”, informou Rangel Kennedy.

Eletricistas fazendo a implantação dos cabos nos postes

O coordenador do Fumip explica ainda que com a conclusão da obra, os problemas de falta de iluminação pública, que gerava insegurança e medo à população serão sanados. “Nesse trecho estão sendo investidos, ainda, três transformadores, compondo uma rede de média e baixa tensão em mil e quinhentos metros lineares de rede de energia elétrica”, disse Rangel Kennedy.