Setembro Amarelo

Agentes comunitários participam de capacitação para prevenção do suicídio

CCOM / quarta-feira, 12 setembro , 2018

A Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) realizou na manhã desta quarta-feira, 12, uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a respeito do setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Belo Norte.

Capacitação de prevenção ao suicídio

A oficina de valorização da vida tinha como objetivo explicar o que é o setembro amarelo, como fazer a prevenção, como intervir, avaliar e encaminhar corretamente os pacientes.

“Como a gente sabe o suicídio hoje é um problema mundial de saúde e muitas vezes é negligenciado e a gente não pode só restringir ao mês de setembro, pois é uma campanha de prevenção que  nós trabalhamos o ano inteiro junto a comunidade”, disse a Psicóloga do NASF Werlany Euflávia.

Capacitação de prevenção ao suicídio

Após a contextualização do significado e da história do suicídio, foram abordados assuntos como os fatores de risco, os fatores de proteção, dados estatísticos, como ajudar as pessoas com risco de suicídio, como identificar e o que perguntar.

“Esse evento é muito proveitoso para que a gente possa atuar na nossa área prevenindo alguns casos de  suicídio, pois trabalhamos com pessoas que tem depressão, e só podemos passar informações quando tivermos mais conhecimento, então toda informação é bem vinda, pois não sabemos a maneira certa de lidar com essas situações”, disse a Agente Comunitária de Saúde Valdirene Pereira.

Durante o acontecimento foram realizadas dinâmicas interativas entre os profissionais que estavam presentes.